Artigo: Cinco valores da metodologia XP

[flgallery id=823 /]

Por Débora Morales*

O mundo dos softwares é repleto de possibilidades e inovações. É comum nesse meio o uso de metodologias para estruturar o desenvolvimento de programas e garantir a gestão, qualidade e funcionalidade do sistema. Um exemplo é o Extreme Programming, ou XP, desenvolvedor ágil, econômico, indicado para empresas de pequeno e médio porte que modificam constantemente seus projetos.

O XP propõe a ideia de que os elementos de engenharia de software tradicionais sejam levados para níveis “extremos”, atingindo um grau de excelência muito maior na execução. A metodologia garante, simultaneamente, redução do risco do projeto, melhora na resposta às mudanças, melhora na produtividade durante toda a vida do sistema e acrescenta diversão à construção de software em times. Além disso, o XP propõe entregas frequentes em ciclos curtos de desenvolvimento, para melhorar a produtividade e introduzir pontos de verificação em que podem ser adotados novos requisitos dos clientes.

Atrelados ao XP estão cinco valores da metodologia (comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito) que servem como critérios que norteiam as pessoas envolvidas no desenvolvimento de software. A comunicação foca em construir um entendimento pessoa a pessoa do problema, com o uso mínimo de documentação formal e com o uso máximo de interação “cara a cara” entre os envolvidos no projeto.

A simplicidade sugere que cada membro da equipe adote a solução mais fácil que possa funcionar. O objetivo é fazer aquilo que é mais simples hoje e criar um ambiente em que o custo de mudanças no futuro seja baixo, evitando a construção antecipada de funcionalidades, como é feita em muitas metodologias tradicionais. E aí a importância de se realizar, em paralelo, os feedbacks, que possibilitam que as pessoas aprendam cada vez mais sobre o sistema, corrijam erros e melhorem o sistema.

A coragem está ligada diretamente à aplicação eficaz do XP. Atitudes mais ousadas podem trazer melhorias ao projeto e não devem ser evitadas simplesmente pelo medo de tentá-las. Alterar código já escrito e que está funcionando, jogar código fora e reescrever tudo de novo, permitir código compartilhado por todos ou simplesmente dizer não, são alguns exemplos. E, por fim, respeito, valor que sustenta todas as ideias e etapas do desenvolvimento de software. Uma equipe engajada que respeita as opiniões e decisões de todos os membros consegue alcançar os melhores resultados.

 

*Débora Morales é mestra em Engenharia de Produção (UFPR) na área de Pesquisa Operacional com ênfase a métodos estatísticos aplicados à engenharia e inovação e tecnologia, especialista em Engenharia de Confiabilidade (UTFPR), graduada em Estatística e em Economia. Atua como Estatística no Instituto das Cidades Inteligentes.

Share:

Latest posts

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
“CAP 100: Do Bairro à América” traz a história do time, dividida em dez décadas, em áudio...
Saiba mais >
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
Com o crescimento exponencial do uso das tecnologias, a cada dia que passa é mais comum ver as crianças,...
Saiba mais >
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
Diferentes formas de arte se misturam no mesmo palco e encantam o público. Esse é o MishMash, espetáculo...
Saiba mais >
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher
Evento organizado por lideranças femininas destaca o panorama das mulheres no mercado de trabalho e aposta...
Saiba mais >