+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Cães ganham nova aliada no combate à dirofilariose

Postado no dia: 23 de Fevereiro de 2017
Cães ganham nova aliada no combate à dirofilariose
  1. (Divulgação)

Doença de diagnóstico e tratamento complicados vem apresentando novos casos em Curitiba

A transmissão de doenças por picada de mosquitos não é uma preocupação apenas com a saúde dos humanos.  Os pets também podem ser acometidos por uma grave doença – a dirofilariose – cujo  transmissores são os mosquitos dos gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Ao sugar o sangue de um animal infectado, o mosquito ingere as microfilárias, que se desenvolvem em seu organismo transformando-se em larvas que serão transmitidas a outros animais durante a picada.

Causada pelo parasita Dirofilaria Immitis, a doença é também conhecida como verme do coração porque as larvas se desenvolvem nos tecidos e migram para o coração e artérias pulmonares. Os cães são as principais vítimas dessa doença, mas ela também pode atacar outros mamíferos e até mesmo os humanos. Estudos recentes apontam que essa doença já atinge mais de 20% dos animais em algumas áreas do Brasil.

A dirofilariose é uma doença silenciosa. A maior parte dos animais não apresenta sintomas até que a doença esteja bastante evoluída. Com o passar do tempo, os vermes adultos se proliferam e atingem tamanhos tão grandes que causam insuficiência cardíaca no animal. Sintomas como tosse, falta de ar, diminuição de peso, coloração escurecida da língua e intolerância ao exercício começam a aparecer. “Por isso, a realização de um exame de sangue é fundamental na detecção precoce da doença” enfatiza Adriane Molardi Bainy, veterinária do pet center HiperZoo. “Atualmente, existe tratamento para o verme do coração, porém as chances serão maiores se o cão for diagnosticado no início da doença” complementa.

Prevenção

O clima quente e úmido é ideal para a proliferação de mosquitos e por isso os focos são maiores nas regiões litorâneas, próximas a matas e principalmente durante o verão. Mas não significa que animais não corram riscos mesmo em outras regiões ou quando passam curtos períodos no litoral, por exemplo. O velho ditado “prevenir é o melhor remédio” cai muito bem para essa doença de diagnóstico e tratamento difíceis.

A novidade que está atraindo os tutores de cães é a uma vacina que garante proteção durante 12 meses. “Optei pela vacina, pois achei a opção mais segura e prática para cuidar do meu cão. Assim não corro o risco de esquecer de administrar o vermífugo mensalmente para ele” conta Emerson Borges Azanha, tutor do cão Barth. A imunização pode ser feita em cães com mais de 6 meses de idade e aplicada juntamente com as demais vacinas que compõem o programa de prevenção do animal.

“Em Curitiba, já foram detectados vários casos de dirofilariose e por isso estamos orientando nossos clientes sobre a importância de realizar o exame diagnóstico e a vacinarem seus cães” comenta a veterinária Adriane. O teste é realizado com uma pequena amostra de sangue e o resultado é imediato. Se o animal estiver sadio, já pode ser vacinado e o tutor ficar tranquilo pelo período de um ano.

 

Sobre o HiperZoo

Inaugurado em outubro de 2016, o HiperZoo disponibiliza mais de 20 mil produtos e serviços voltados ao mercado pet. A loja possui dois andares, estacionamento próprio com 40 vagas e conceito de shopping center, numa área total de três mil metros quadrados.

Inspirado no mercado americano, o empreendimento é dividido em espécies e tamanhos de animais. Para as famílias com crianças, o lugar é um espaço de lazer, com aves silvestres, peixes das mais diversas espécies, lago de carpas, jardim vertical, répteis e pequenos animais, como furões, coelhos, hamsters e outros roedores. O espaço também conta com programação de eventos, palestras e treinamentos para pets e seus donos.

No piso superior, o consumidor encontra uma boutique pet, rações e área de produtos para cães e gatos, além de um espaço kids. Na parte inferior, as alas dos peixes, das aves, dos répteis, pequenos pets e animais de fazenda. Uma área especial de casa e jardim oferece produtos para a parte externa das residências e todos os tipos de medicamentos.

O piso inferior abriga também uma área de convivência, com cafeteria, entre o lago de carpas e o centro de estética animal, que é uma atração à parte. Com capacidade de atendimento de 500 pets por semana e área exclusiva para gatos, o centro de estética HiperZoo oferece desde os banhos e tosas mais simples, aos verdadeiros rituais de beleza, como cauterização de pelos, banho de vinho e hidratação marroquina.

O HiperZoo conta também com consultórios veterinários e espaço para eventos, que irá abrigar festas temáticas para os bichinhos de estimação, com direito a lista de presentes e bolo de aniversário especial. Na segunda fase do plano de expansão, serão construídos hospital veterinário, hotel e creche 24 horas para animais. Até o final de 2017, o empreendimento ultrapassará 5 mil metros quadrados. Mais informações: www.hiperzoo.com.br

Todas as notícias