+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

CANTORITIBA confirma edição 2017 para agosto

Postado no dia: 23 de Fevereiro de 2017
CANTORITIBA confirma edição 2017 para agosto

  1. Ópera de Arame será palco de abertura do CANTORITIBA 2017(Créditos: Bridge Films)
  2. CANTORITIBA receberá corais de todas as regiões do Brasil(Créditos: Bridge Films)

Em sua quarta edição, festival reúne corais de todo o Brasil na capital paranaense

O Festival Internacional de Corais de Curitiba, o CANTORITIBA, já disponibilizou o edital para as inscrições em sua quarta edição, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de agosto de 2017, em Curitiba. O evento é um dos únicos do gênero na América Latina a ter mostras competitivas e premiações em dinheiro e tem o apoio da Associação Latino Americana de Canto Coral (ALACC Brasil). A Ópera de Arame, palco do encerramento do festival no ano passado, será o local da abertura em 2017 e o encerramento já está confirmado no Teatro Guaíra.

O CANTORITIBA reúne, em diversos palcos, grupos de canto coral de vários estilos musicais e de todas as regiões do País, envolvendo profissionais e amadores em mostras competitivas e não-competitivas, e em de palcos abertos. Além de prêmios em dinheiro, os participantes também são reconhecidos com certificados, medalhas e troféus. “A edição 2016 contou com a participação de 32 corais e pretendemos aumentar esse número neste ano, trazendo uma gama maior de estilos musicais e atingindo grupos de outros países da América Latina”, projeta o presidente do festival, Helcio Pimentel. No ano passado, passaram pelo festival mais de 13 mil espectadores, que puderam ouvir mais de 1.200 coristas de diversas regiões do País, a expectativa desta edição é a participação de mais de 2 mil coristas.

De acordo com Pimentel, a intenção do evento é proporcionar a troca de conhecimento técnico entre os coristas e regentes, impulsionando o conhecimento técnico dos grupos, além de levar ao público um extenso repertório em espetáculos e promover a formação de plateia para este estilo. Para garantir a qualidade técnica, a comissão julgadora será composta por personalidades musicais com notória experiência e conhecimento da interpretação da música coral e, ao fim das mostras, cada coro terá acesso às notas e à avaliação qualitativa das apresentações.

A maestrina e presidente da comissão de julgamento, Priscila Prueter, afirma que a tendência do CANTORITIBA é crescer, uma vez que há poucos festivais com mostras competitivas no País. “Nós temos um desafio muito grande, porque no Brasil não é costume ter competição de canto coral como na Europa e Estados Unidos, lá eles estão acostumados desde corais infantis a participarem desse tipo de competição”, ressalta. Priscilla ainda conta que a comissão manterá os critérios de avaliação da última edição, porém, o modelo será aprimorado para este ano. Nesta edição as mostras estarão divididas em quatro estilos musicais: Erudito ou Sacro, Gospel, Popular e Popular Performático ou Cênico; segmentados em três níveis: Iniciante, Avançado e Experiente.

Assim como na edição passada, o CANTORITIBA contará com apresentações gratuitas e abertas ao público em locais de referência e fácil acesso da cidade. “Os Palcos Abertos servem para disseminar ainda mais o canto coral, atingindo um público diferente que nunca teve a oportunidade de assistir ao vivo esse tipo de apresentação”, explica Pimentel.

As inscrições para o festival estarão abertas do dia 1º de março a 30 de maio e devem ser realizadas pelo site www.cantoritiba.com.br.

Todas as notícias