+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Caravana com peças teatrais de obras literárias nacionais chega ao Rio de Janeiro

Postado no dia: 7 de junho de 2018
Caravana com peças teatrais de obras literárias nacionais chega ao Rio de Janeiro
  1. Livro Sem Fim, de Marilda Castanha Créditos: Divulgação/ Editora Positivo
  2. Livro Pê e um vasto mundo, de Paulo Venturelli Créditos: Divulgação/ Editora Positivo

Capital recebe apresentação sobre livros premiados, que percorre oito cidades em 2018

Criado para incentivar a prática da leitura e o gosto pelo teatro, o projeto Literatura em Cena, organizado pela Editora Positivo e produção da PAM Pró-Arte Movimento, apresenta peças teatrais com base em histórias de escritores e ilustradores premiados da literatura nacional. A edição de 2018 tem como base os livros “Sem Fim”, de Marilda Castanha, e “Pê e o Vasto Mundo”, de Paulo Venturelli. O projeto é gratuito e, além de incentivar as crianças à leitura e ao universo artístico cênico, orienta educadores no desenvolvimento dessa prática.

“O intuito é promover e aprofundar as questões artístico-literárias, bem como despertar o gosto e a sensibilidade do público para este segmento cultural”, explica a gestora cultural Jô Braska Negrão, que está à frente dos espetáculos. “É importante promovermos a popularização e formação de novas plateias, tanto para o teatro como para a literatura do nosso país. Interpretando e abrangendo temas como amizade, criatividade, sustentabilidade, realidade e imaginação, criamos uma sociedade mais harmoniosa e desenvolvida”, complementa.

Após as apresentações teatrais, o elenco provoca debates e comentários entre estudantes, artistas, educadores, dinamizadores e comunidades das mais variadas vertentes sociais. Segundo a editora de literatura da Editora Positivo, Cristiane Mateus, esses debates geram ideias para explorar o cotidiano de forma didática e inovadora, utilizando a literatura como recurso. “A partir do momento que a criança tem sua imaginação estimulada, ela cria um vínculo com a arte e a literatura muito difícil de ser quebrado”, revela.

O evento no Rio de Janeiro está agendado para  o dia 11 de junho, das 8h às 17h30, no Hotel Windsor Guanabara (Av. Pres. Vargas, 392 – Centro). As inscrições são gratuitas e limitadas, por meio do e-mail producao@proartemovimento.com.

Veja a programação do projeto Literatura em Cena:

06/06 – Belo Horizonte MG – IBS – Fundação Getúlio Vargas

11/06 – Rio de Janeiro RJ – Hotel Windsor Guanabara

25/06 – Londrina PR – Escola Dôminos ou Hotel Londri Star (à confirmar)

23/07 – Curitiba PR – Universidade Positivo

24/07 – Ponta Grossa PR – Colégio Master

30/07 – Natal RN – Praiamar Natal & Convention

10/08 – São Paulo SP – Colégio Drummond

03/09 – Recife PE – Colégio Dulce de Souza Leão

 

Sobre os livros

Sem Fim – Marilda Castanha

Imagens também contam histórias. Mas, para isso, pedem um leitor criativo e ousado porque, não havendo palavras, elas precisam ser inventadas. Nesta narrativa visual, quem imita quem? O homem imita a árvore ou a árvore imita o homem? Mas será que um tenta imitar o outro? Ou é desafio? E nesse caso, quem desafia quem? A natureza desafia o homem ou é o homem quem desafia a natureza? Há um vencedor no fim? Ou no fim há outra história? Outras histórias. Há somente dor ou, pelo contrário, há muita esperança nesse sem fim de narrativas que não param de brotar.

Pê e um vasto mundo – Paulo Venturelli

Este livro possibilitou o encontro de um escritor brasileiro, Paulo Venturelli, e uma ilustradora de outro canto deste vasto mundo, a iraniana Fereshteh Najafi. Juntos, os dois nos contam a história de Pê, um garoto miúdo e curioso que se espanta com a imensidão do universo e aceita o desafio de mergulhar dentro de si mesmo para descobrir o tamanho e as formas do seu ser. Selecionado para o catálogo brasileiro apresentado na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2015, na Itália.

 

Sobre a Editora Positivo

Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Todas as notícias