+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Cooperativas levam informação e diversão para comunidade de Curitiba

Postado no dia: 2 de julho de 2018
Cooperativas levam informação e diversão para comunidade de Curitiba
  1. No estande do Sicredi os visitantes receberam informações sobre educação financeira Créditos: Silvio Aurichio
  2. O estudante Gabriel Antônio dos Santos aproveitou o evento para ler o gibi da Turma da Mônica com temática financeira e aprender sobre a importância de poupar Créditos: Ricardo Rossi

Realizado no Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba, no último sábado (30/6), Dia de Cooperar teve apresentações artísticas, oficina de educação financeira e orientações sobre saúde

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, reuniu centenas de famílias que aproveitaram o sábado de sol para se divertir, cuidar da saúde e ainda aprender um pouco mais sobre educação financeira. O evento realizado no Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba, contou com a ajuda de 350 voluntários que trabalharam para demonstrar como pequenas atitudes podem ser transformadoras.

Apresentações artísticas, aulas de dança e muita música animaram o público durante todo o dia. Enquanto as crianças se divertiam, os adultos aproveitaram para cuidar da saúde com a realização de exames preventivos.

No estande do Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – os visitantes receberam informações sobre como controlar os gastos e evitar dívidas. Com um jogo de tabuleiro montado no gramado do parque, as crianças brincaram e aprenderam sobre a importância de poupar. Os participantes também ganharam um cofrinho para colocar em prática tudo que descobriram sobre educação financeira.

As crianças ainda receberam um gibi especial da Turma da Mônica. Presente que Gabriel Antônio dos Santos aproveitou na hora: “estou lendo aqui que a gente precisa pensar antes de gastar o dinheiro, escolher o que vai comprar”. Acompanhado pelo pai, o estudante de 9 anos não largou a revista em quadrinhos até terminar a história. “Ele sempre gostou de ler e essa iniciativa de falar com as crianças sobre como lidar com o dinheiro é muito importante. No meu tempo a gente não tinha. Não aprendi [sobre educação financeira] nem na escola”, comentou Marcos Antônio dos Santos, pai de Gabriel.

O taxista, morador da Cidade Industrial, levou a família para aproveitar o Dia C. “Minha esposa ficou sabendo do evento e, como moramos aqui perto, resolvemos participar. Quando cheguei me surpreendi com as atividades oferecidas”, concluiu.

Para o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, iniciativas como essa representam os valores do cooperativismo de crédito. “Nós acreditamos que a cidadania pode ser reforçada com ações de inclusão e educação financeira. Com atitudes muito simples, alinhadas aos nossos valores, pudemos colaborar e impactar comunidades de todo o Estado. Todas as cooperativas filiadas à Central Sicredi PR/SP/RJ realizaram diversas ações transformadoras”, analisou.

A iniciativa fez parte das celebrações do Dia Internacional do Cooperativismo, promovido pelo Sistema Ocepar em parceria com a Aurora, Central Sicredi PR/SP/RJ, Sicredi Integração PR/SC, Sicredi Campos Gerais PR/SP, Dental Uni, Sicoob Sul, Unimed Curitiba e Unimed Paraná e com o apoio da Unicic – União das Associações dos Moradores da Cidade Industrial de Curitiba, Sanepar e Prefeitura de Curitiba.

Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, foi realizado pela primeira vez em 2009, no estado de Minas Gerais. Com o apoio do sistema OCB, a iniciativa foi levada para outros estados a partir de 2013. O programa de responsabilidade social, promovido por cooperativas de todo o Brasil e realizado por meio de voluntariado, já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas desde que foi nacionalizado.

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis emwww.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Todas as notícias