Curitiba recebe 300 estudantes para maior hackathon do Brasil

[flgallery id=533 /]

Maratona de programação do setor de distribuição de energia começa nesta sexta-feira (4). Equipe vencedora vai para a Itália

A capital paranaense vai receber 300 estudantes de todo o Brasil para o Hackathon SENDI 2016 – uma maratona de programação voltada ao setor de energia. Realizado pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel, com o apoio da Universidade Positivo (UP) e Centro Internacional de Inovação do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o evento acontece de 4 a 6 de novembro, no Expotrade.
Os participantes serão divididos em equipes, limitadas por área de atuação e divididas igualmente em quatro desafios. As equipes são formadas por 5 integrantes, sendo obrigatório um desenvolvedor, um designer e um estudante de negócios. “Alunos de outras áreas também são bem-vindos. Temos inscritos de quase todos os cursos e, quanto mais heterogênea a equipe, mais chance de saírem boas ideias”, afirma Fabiano Nezello, coordenador do evento. Com a mentoria de mais de 60 especialistas, as equipes terão 30 horas para apresentarem uma solução para um dos quatro desafios: “relacionamento inteligente com o consumidor”; “energia inteligente”; “operação e automação inteligente de redes de distribuição” e “soluções para cidades e instalações inteligentes”.
Os projetos concluídos serão selecionados por uma comissão julgadora, levando-se em conta a criatividade, originalidade, utilidade prática e possibilidade de implementação. Os dois melhores projetos de cada desafio serão premiados e passam para a segunda fase, que escolherá, entre as oito melhores, a equipe campeã, que vai ganhar, entre outros prêmios, uma viagem para a Itália, com visitas técnicas a empresas inovadoras. Cada integrante da equipe que conquistar o segundo lugar vai ganhar, entre outros prêmios, um smartphone Quantum. Todos os participantes que apresentarem seus projetos serão contemplados com uma inscrição para o SENDI 2016 – XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica –, que acontece de 7 a 10 de novembro, e um ingresso para jantar e show do Titãs, no dia 09 de novembro, em Curitiba.
O Hackathon SENDI 2016 marca o início das atividades do maior evento de distribuição de energia elétrica da América Latina – o SENDI 2016, que reúne representantes das maiores distribuidoras de energia públicas e privadas, do Brasil e exterior, para a apresentação de novas tecnologias, relacionamento de negócios, debate sobre novas tendências e integração entre os profissionais. Mais informações e inscrições pelo site www.sendi.org.br.
Programação
As atividades iniciam na sexta-feira, 04, às 20h. Reunidos no Expotrade, os participantes vão conhecer as ferramentas de trabalho (PhP; C; C++; C#; Java; Blue Mix, InoveMais; GitHub; HackDash e impressão 3D). A competição em si começa no sábado de manhã, com a formação das equipes. A primeira avaliação (check point) do projeto acontece às 15h e a apresentação (pitch), às 18h. Todas as refeições e atividades são gratuitas. A noite de sábado será embalada por pizza, energético e música, com a banda The Gorgonzolas e DJ madrugada adentro.
No domingo, às 10h, as equipes já apresentam o protótipo do projeto desenvolvido e, às 14h, acontece a primeira eliminatória, com 4 bancas simultâneas, que vão selecionar os oito projetos finalistas. As equipes selecionadas terão oportunidade de realizar melhoras nos trabalhos até às 17h, que é quando ocorre a banca final. O anúncio do vencedor é às 18h, seguido pelo encerramento do evento, com show de stand up comedy de Diogo Portugal.
 
Hackathon SENDI 2016
Data: 4 a 6 de novembro de 2016
Local: Expotrade – Curitiba – PR
 
SENDI 2016 – XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica
Data: 7 a 10 de novembro de 2016
Local: Expotrade – Curitiba – PR
 
Sobre o SENDI
Realizado desde 1962, o SENDI – Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica é considerado o maior evento do setor na América Latina. Ao longo de 21 edições, realizadas em 12 cidades diferentes, já reuniu mais de 22 mil participantes, além de presidentes da República, governadores, ministros de Estado e representantes das maiores distribuidoras públicas e privadas do País. Parâmetro no processo de modernização do setor e na apresentação de inovações da área, o SENDI já teve ao longo de sua história a exposição de mais de 3 mil contribuições técnicas e mais de 200 diferentes temas abordados.
 
Sobre a Copel
A Copel é responsável pela distribuição de energia para cerca de 4,5 milhões de clientes de 393 municípios do Paraná – além de Porto União, em Santa Catarina. Eleita a melhor distribuidora de energia do Brasil na Pesquisa Abradee 2015, a Copel administra 190 mil km de redes de distribuição, possui 2,8 milhões de postes e 361 subestações, com potência instalada de 10,5 mil megavolt-ampère (MVA). A empresa conta com postos de atendimento espalhados por todos os municípios da área de concessão. Para a comodidade do cliente, a Copel oferece uma grande variedade de canais de atendimento, como aplicativo para smartphones e tablets, agência virtual, e-mail, chat e call center (0800 51 00 116).
 
Sobre a ABRADEE
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. A história da Associação teve início com a criação do Comitê de Distribuição (CODI), em agosto de 1975 e, posteriormente em 1995, com a constituição jurídica da instituição. São 40 anos de dedicação ao desenvolvimento do setor de distribuição de energia elétrica brasileiro. A Abradee reúne 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica – estatais e privadas – atuantes em todas as regiões do país e que juntas são responsáveis pelo atendimento de 99,6% dos consumidores brasileiros. Sediada em Brasília, presta serviços de apoio às suas associadas nas áreas técnica, comercial, econômico-financeira e institucional.

Share:

Latest posts

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
“CAP 100: Do Bairro à América” traz a história do time, dividida em dez décadas, em áudio...
Saiba mais >
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
Com o crescimento exponencial do uso das tecnologias, a cada dia que passa é mais comum ver as crianças,...
Saiba mais >
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
Diferentes formas de arte se misturam no mesmo palco e encantam o público. Esse é o MishMash, espetáculo...
Saiba mais >
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher
Evento organizado por lideranças femininas destaca o panorama das mulheres no mercado de trabalho e aposta...
Saiba mais >