Notícias
Imprimir
setembro
09
Eventos | NOTÍCIAS | Responsabilidade Social

Desafios de Sustentabilidade nas Empresas

Sustentabilidade é um alvo móvel – quanto mais você se aproxima, mais ela se afasta. Com esta afirmação, o jornalista Ricardo Voltolini apresenta em Curitiba os 10 maiores desafios de sustentabilidade nas empresas. Publisher da revista Ideia Sustentável e autor do livro Líderes Sustentáveis, Voltolini comanda a segunda noite de palestras da Feira de Gestão, ao lado do gerente de sustentabilidade da Alcoa, Fabio Abdala.

Com o tema “Responsabilidade Social e Desenvolvimento”, a palestra magna mostra o case de sucesso da Alcoa, que integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Com atuação em 31 países e 59 mil funcionários, a Alcoa foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership – USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Em 2010, a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. No evento, Abdala apresenta o modelo Juruti Sustentável – uma das iniciativas inovadoras da companhia mais bem sucedidas para convergir mineração e desenvolvimento local. A Alcoa é também um dos exemplos citados no livro de Voltolini, que traz ao público do evento um contexto histórico da responsabilidade social no Brasil e no mundo e fala sobre os desafios e características dos líderes sustentáveis.

A 11ª Feira de Gestão acontece de 20 a 22 de setembro, na FAE Centro, em Curitiba. O evento traz modelos inovadores e soluções de gestão para as áreas de saúde, habitação, mobilidade, inclusão e energia – alguns dos Desafios do Milênio propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de três palestras magnas e cinco painéis temáticos, a Feira de Gestão apresenta os melhores trabalhos acadêmicos dentro dos cinco Desafios do Milênio propostos. A programação completa do evento está no site www.fae.edu/feira.

Programação
20 de setembro
19h15 – Painéis simultâneos – Energia (Usiminas e Volvo), Saúde (Philips e Hospital Pequeno Príncipe) e Habitação (Thá e Curadores da Terra)
20h30 – Palestra Magna – Jovens Empreendedores de Sucesso, com o presidente da Cacau Show, Alexandre Tadeu Costa, e o fundador da Bematech, Marcel Malczewski.

21 de setembro
19h15 – Painéis simultâneos – Mobilidade (Vivo) e Inclusão (BRDE, Microsoft e O Boticário)
20h30 – Palestra Magna – Responsabilidade Social e Desenvolvimento, com o autor do livro Líderes Sustentáveis, Ricardo Voltolini, e o gerente de sustentabilidade da Alcoa Alumínio S.A, Fabio Abdala.

22 de setembro
19h30 – Palestra Magna – Desafios de Sustentabilidade em um Mundo em Transição, com o economista Ricardo Amorim.
21h – Cerimônia de premiação FAE Desafios do Milênio

Serviço
O quê: 11ª Feira de Gestão da FAE – Desafios do Milênio
Quando: de 20 a 22 de setembro de 2011
Onde: FAE Centro Universitário – Rua 24 de Maio, 135 – Centro – Curitiba – PR
Mais informações e inscrições pelo site www.fae.edu/feiradegestao2011

Deixe uma resposta