+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Educação a distância é modalidade que mais cresce

Postado no dia: 22 de maio de 2017
Educação a distância é modalidade que mais cresce

Universidade Positivo lança polos de ensino a distância no Paraná e Santa Catarina

As novas tecnologias da informação e comunicação facilitam a transmissão de conhecimento, o que vem permitindo ampliar cada vez mais a oferta de vagas para a educação superior por meio de cursos de Educação a Distância. Pensando nisso e para atender a grande procura por parte de estudantes do interior paranaense e estados vizinhos, a Universidade Positivo está lançando polos de EAD em cidades do Paraná e Santa Catarina. Considerada pelo MEC a melhor universidade privada do Paraná pela quinta vez consecutiva, a instituição passa a oferecer nesses polos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas modalidades a distância e semipresencial. Em Santa Catarina, cinco cidades receberão os polos de EAD: São Bento do Sul, Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau. No Paraná, os cursos serão ofertados em Paranaguá, São José dos Pinhais, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Piraquara e Araucária, além de unidades nos bairros Hauer e CIC, em Curitiba. As cidades foram escolhidas por sua importância econômica e regional e também levando em conta a demanda de estudantes por cursos da UP nesses locais.

No total são 16 cursos de Graduação e 11 de Pós-Graduação. Entre os cursos estão Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e especializações nas áreas de Negócios, Marketing e Educação. Os estudantes terão acesso aos cursos online e poderão cumprir as atividades e avaliações presenciais no polo. A relação completa dos cursos, mais informações e inscrições podem ser encontradas no site www.up.edu.br/educacao-a-distancia.

A Educação a Distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Segundo o último Censo do Ministério da Educação, entre 2003 e 2013, das 3,3 milhões de matrículas no ensino superior, um terço foram de cursos a distância. Em dez anos, de 49.911 alunos, o número saltou para 1.153.572 em 2013, sendo que 86% desse total correspondia a instituições particulares. Em 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados ultrapassou a marca de 3,8 milhões. Nessa tendência, a Universidade Positivo (UP) já havia lançado, em 2016, três  cursos de graduação na modalidade híbrida: Educação Física (Licenciatura), Pedagogia e Gastronomia (Tecnológico). A grande procura confirmou que o caminho não poderia ser outro senão a ampliação do EAD.

“A Universidade Positivo tem no seu DNA a inovação acadêmica, com essa expansão poderemos levar a excelência do ensino UP para um número muito maior de alunos”, afirma Carlos Longo, Pró-Reitor Acadêmico e diretor de Relações Nacionais da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Longo ainda reforça que a UP vem trabalhando desde 2013 para ofertar cursos de alta qualidade nessas modalidades. “Buscamos experiências bem sucedidas no cenário nacional e internacional,  treinamos professores, fizemos parcerias com empresas de soluções tecnológicas, tudo para oferecer aos alunos do ensino a distância a mesma qualidade que ofertamos em nossa sede.”

 

Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quinto ano consecutivo.

Todas as notícias