+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Encontro reúne 800 educadores para debater a inovação no ambiente escolar

Postado no dia: 23 de outubro de 2017
Encontro reúne 800 educadores para debater a inovação no ambiente escolar

  1. Em 2016, mais de 700 professores se reuniram para debater sobre educação(Divulgação)

Tradicional encontro busca promover a integração e a formação dos educadores

Entre os dias 24 e 25 de outubro acontece o Encontro Interestadual dos Programas Cooperjovem, do Sescoop/PR, e A União Faz a Vida, do Sicredi. São esperadas mais de 800 pessoas para o evento, que reúne diversos agentes da área da educação, como assessores, professores, coordenadores pedagógicos, presidentes de cooperativas e representantes de Secretarias de Educação.

Os programas são as principais iniciativas de responsabilidade social das cooperativas do estado do Paraná, através do Sicredi e do Sescoop/PR contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. Apenas no caso do programa do Sicredi, “A União Faz a Vida”, mais de 65 mil alunos em 470 escolas de 120 municípios são diretamente impactados. Uma rede de aproximadamente 8 mil educadores atua como multiplicadora da metodologia inovadora de ensino. Uma das taxas de sucesso do programa é a melhoria no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios participantes, com crescimento médio de 30% segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos).

O evento, que é realizado anualmente no auditório Mario de Mari do Cietep, em Curitiba, busca promover a integração entre os profissionais que trabalham com os dois programas. O objetivo é debater como a inovação e a criatividade podem contribuir para uma nova fórmula de aprendizado e, para isso, contará com a participação de nomes de peso no cenário da educação nacional, como Zeca de Mello, Fernanda Furia, Marcos Meier e Jean Sigel.

O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressalta a importância de discutir o tema, em especial na educação brasileira: “a sociedade se reinventa a todo momento, cada vez que surge uma novidade tecnológica – e é preciso que a educação siga esse caminho, a fim de proporcionar uma experiência escolar mais rica para os estudantes da era digital. Estamos celebrando 10 anos do Programa A União Faz a Vida no Paraná e a atualização constante, em conjunto com os valores cooperativistas, podem ajudar nesse processo”, ressalta.

A palestra de abertura é protagonizada por Zeca de Mello, professor das Fundações Getúlio Vargas e Dom Cabral, com graduação em filosofia e doutorado em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. A partir do vasto conhecimento em liderança, engajamento corporativo e educação humanística, Zeca reflete sobre os valores da sociedade atual e a relação com a educação.

Em seguida, Fernanda Furia dá início à discussão com a palestra “Inovação na Educação”, dissertando sobre o abismo entre o modelo tradicional de ensino e o perfil das crianças e jovens digitais. Furia é mestre em Psicologia de Crianças e Adolescentes pela University College London e fundadora do Playground da Inovação, uma consultoria de inovação em psicologia e educação.

No início da tarde acontece um painel com o tema ‘Inovação’, que conta com a participação de Fernanda Furia, do mestre em Educação pela UFPR, Marcos Meier e do Relações Públicas Jean Sigel, que também é pós-graduado em Marketing Internacional pela University of Norht London, além de ser colunista, empresário e co-fundador da Escola de Criatividade, organização especializada em consultoria, projetos e educação corporativa em criatividade e inovação aplicada aos negócios e ao desenvolvimento pessoal.

O evento também marca o lançamento do portal “transformando.com.vc” uma rede de protagonismo educacional para os mais de 8 mil educadores engajados com o Programa A União Faz a Vida e Cooperjovem. O projeto é resultado de uma ideia que nasceu do encontro de 2016. Os educadores terão acesso a conteúdo exclusivo – artigos, matérias, pesquisas, vídeos – produzido por diversos parceiros, educadores, escritores de renome nacional, além de conteúdos disponíveis na internet, cuidadosamente selecionado. O descritivo dos 1.423 projetos desenvolvidos nesse ano pelas escolas também compõe o site, tornando a experiência de leitura mais completa.

Sobre o Cooperjovem

O Cooperjovem é um programa desenvolvido há 16 anos em todo o país pelo Sistema OCB, com objetivo de disseminar a cultura da cooperação. É desenvolvido em cooperativas educacionais e escolas de todo o Brasil, por meio de atividades educativas baseadas nos princípios, valores e virtudes cooperativistas, reforçando o quinto e o sétimo princípios do cooperativismo, respectivamente: Educação, Formação e Informação e Interesse pela Comunidade. No Paraná, o Cooperjovem é realizado pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), em parceria com mais de 20 cooperativas, abrangendo cerca de 30 mil alunos, 1.845 professores e aproximadamente 330 escolas, de quase 90 municípios.

A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. Ao todo, 17 mil educadores e mais de 215 mil alunos, de 1.368 escolas, participam do Programa atualmente em âmbito nacional. No Paraná, São Paulo e Santa Catarina, está presente em 120 municípios, contemplando 471 escolas, 7.902 educadores, 65.533 crianças e adolescentes e 24 cooperativas. Mais informações: http://auniaofazavida.com.br/.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,3 milhões de associados e 1.500 pontos de atendimentos, em 20 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 121 Cooperativas de Crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia.

Todas as notícias