+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Evento mostra onde engenharia e saúde se encontram

Postado no dia: 19 de outubro de 2016
Evento mostra onde engenharia e saúde se encontram

  1. Evento acontece no câmpus Ecoville(Divulgação)
  2. Innovation Week será realizado nos dias 25 e 26 de outubro(Divulgação)

Innovation Week reúne universitários para debater inovações interdisciplinares, em Curitiba

Bioeletrônica, bioinformática, cirurgia robótica, nanotecnologia aplicada à saúde, órgãos artificiais e células-tronco são alguns dos assuntos abordados no Innovation Week, um evento promovido pelo Núcleo de Ciências Exatas e Tecnológicas (NCET) da Universidade Positivo (UP), nos dias 24 e 25 de outubro, no câmpus Ecoville, em Curitiba. Voltada para acadêmicos, pesquisadores e empresas, a programação é aberta ao público e reúne três grandes eventos em um único lugar.

Fazem parte da programação do Innovation Week o Engeworkshop, que reúne trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica dos cursos de Engenharia, o Simpósio de Biomateriais, que traz palestrantes locais e especialistas em temas de interesse global em saúde, e o Simpósio de Biotecnologia, que apresenta uma série de temas de relevância para o entendimento multidisciplinar, como bioinseticida e biorremediação da contaminação por petróleo.

São mais de 20 palestras, além de oficinas e minicursos, que vão das 8h às 22h, no Teatro Positivo – pequeno Auditório. Dentre os palestrantes, está o professor Vincenzo Ferrari, que aborda a importância das inovações multidisciplinares e, principalmente, sobre a experiência do Centro EndoCAS, localizado na Itália. Ferrari é formado em Engenharia da Computação e professor da Universitá di Pisá, na Toscana. Além de pesquisador no Departamento de Engenharia da Informação, Ferrari também atua no setor de Bioeletrônica e Bioinformática. Tema de sua palestra, o EndoCAS é um Centro de formação em cirurgia que utiliza a tecnologia de simuladores para o treinamento. É conhecida por ser a primeira unidade a instalar um simulador para cirurgia robótica e por possuir a mais recente versão do simulador de laparoscopia.

Todas as palestras têm interação entre instrumentos, materiais e desenvolvimento em áreas de engenharia com aplicação em saúde. Ex-alunos do Mestrado em Biotecnologia Industrial da UP apresentarão um modelo experimental de obesidade, ao vivo. A palestra sobre Nanotecnologia aplicada à saúde, ministrada pelo professor Nelson Heriberto Almeida Camargo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), vai apontar os benefícios que essa inovação pode trazer, como otimizar os efeitos de remédios, levando-os diretamente para onde são necessários dentro do corpo, o que diminuiria a toxidade das drogas, os efeitos colaterais e as dosagens.

Os participantes do evento terão certificação e as inscrições podem ser feitas pelo site da UP, mediante a doação de um produto de higiene pessoal no dia do evento (desodorante masculino, shampoo ou fralda geriátrica nos tamanhos G e GG). Toda a doação será feita ao Lar Recanto de Idosos, no Tarumã. Mais informações e inscrições: http://www.up.edu.br/innovation-week.

 

Serviço:

Innovation Week

Data: 24 e 25 de outubro, segunda e terça-feira, das 8h às 22h

Local: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville – Teatro Positivo – Pequeno Auditório | Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville

Entrada: gratuita

Inscrições: http://www.up.edu.br/innovation-week

 

Sobre a Universidade Positivo – A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 56 cursos de Graduação (31 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 25 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.

Todas as notícias