Grupo Boticário participa de debate sobre desenvolvimento sustentável no Congresso GIFE

Compartilhando iniciativas da Fundação, Instituto e Grupo Boticário, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento do país

 

Entre os dias 4 e 6 de abril será realizada em São Paulo a 10ª edição do Congresso GIFE, promovido pelo Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE). Com o tema Brasil, democracia e desenvolvimento sustentável, o evento, que conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, busca aprofundar o debate sobre como o investimento social privado (ISP) pode ser um motor para enfrentar os desafios de desenvolvimento sustentável do Brasil e orientar a destinação de recursos em diversas áreas como a sustentabilidade, por exemplo.
O Congresso GIFE é um evento bianual, referência quando o assunto é investimento social privado no país. Neste ano, o encontro deve reunir cerca de mil participantes que vão discutir caminhos para construir novas agendas e convergências para o país em um ano marcado por eleições. Entre os presentes estão representantes do Grupo Boticário, instituição que, por meio do ISP, destina 1% da receita líquida da indústria a iniciativas de conservação da natureza e de desenvolvimento social, mantendo a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza desde 1990 e o Instituto Grupo Boticário desde 2004.
No primeiro dia (4 de abril), a diretora-executiva da Fundação e gerente de sustentabilidade do Grupo Boticário, Malu Nunes, participa de uma conversa sobre Direito das Mulheres. No mesmo dia, a coordenadora de Educação e Cultura do Instituto Grupo Boticário, Thaís Regina Machado, será uma das facilitadoras da mesa “Alinhamento ao Negócio”, um encontro que faz parte da trilha “Horizontes do Investimento Social Empresarial” e que irá trazer conversas e trocas sobre algumas das principais questões da atuação social de empresas, institutos e fundações empresariais. Participa desta mesa o coordenador de sustentabilidade, Omar Rodrigues, apresentando a estratégia de chegada do Grupo Boticário à Bahia, em 2014 e o relacionamento com a comunidade local.
Na quinta-feira (5 de abril), a programação principal do Congresso contará novamente com a participação de Malu Nunes como facilitadora da agenda “Brasil e investimento social: caminhos para a sustentabilidade e o bem-estar”, debate que destacará a importância da proteção do meio ambiente. Os palestrantes serão Virgílio Viana, da Fundação Amazonas Sustentável; Rachel Biderman, da World Resources Institute (WRI); e Lívia Pagotto, do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces). Nesta agenda, Malu destacará os quatro objetivos ambientais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas – que se referem à água, mudança do clima, oceanos e ecossistemas terrestres – e a intrínseca relação deles com os demais objetivos voltados ao desenvolvimento social e econômico. “Vamos demonstrar que todos os objetivos de desenvolvimento sustentável estão direta ou indiretamente ligados com a conservação da biodiversidade; e que os ODS relacionados com a biosfera são a base que sustentam o atingimento dos objetivos sociais e econômicos”, comenta Malu.
Para o último dia (6 de abril), estão programados encontros com mais dois representantes da Fundação Grupo Boticário: Guilherme Karam, coordenador de Negócios e Biodiversidade, e Renato Atanazio, coordenador de Soluções Baseadas na Natureza. Karam participará da discussão sobre Negócios de Impacto e Finanças Sociais, para falar sobre a experiência da Fundação no campo dos negócios de impacto que, além de gerar receita, possuem o propósito de gerar benefícios sociais e/ou ambientais. Um exemplo que será citado por Guilherme é o do Araucária+, iniciativa desenvolvida em Santa Catarina com o objetivo de gerar inovação em negócios que contribuem para a conservação da floresta com araucárias.
Já Atanazio discutirá o tema Água e falará sobre a relevância dos serviços ambientais para os negócios, a partir da experiência do Oásis. Atualmente estruturado em uma rede de impacto, o Oásis é uma iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) que promove a valorização dos ambientes naturais por meio de mecanismos de incentivo econômico a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo.
A programação completa do evento, com diversas outras discussões, pode ser conferida no site https://congressogife.org.br/2018/.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >