+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Hospital celebra 20 anos de serviços prestados no Paraná

Postado no dia: 23 de Março de 2016
Hospital celebra 20 anos de serviços prestados no Paraná

  1. Hospital foi inaugurado em março de 1996(Crédito: Rafael Danielewicz)

Ampliação, investimentos e preocupação com segurança assistencial marcam atuação do VITA em Curitiba

O Hospital VITA está comemorando 20 anos de serviços prestados. A primeira unidade do Grupo, localizada na Linha Verde, em Curitiba, tem investido em infraestrutura, novos equipamentos, tecnologia e treinamento de pessoal para garantir a segurança assistencial dos pacientes, desde a inauguração, em março de 1996.

O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral de média e alta complexidade, medicina de urgência, neurologia, ortopedia e trauma, pediatria e oncologia. A unidade possui 127 leitos, sendo 32 de UTI Geral, 10 de UTI Pediátrica, sete salas cirúrgicas, Centro Médico, Centro de Diagnósticos, Centro de Oncologia e Pronto Atendimento.

A superintendente do VITA na capital, Neidamar Fugaça, explica que o Hospital tem como foco, além de oferecer serviço de qualidade, manter-se como referência em segurança assistencial ao paciente. Por isso, realiza diversas ações e atividades que envolvem colaboradores, corpo clínico, pacientes e familiares. Dentre as ações realizadas está a Semana de Segurança Assistencial, que aborda diferentes assuntos relacionados ao bem-estar, qualidade de vida e prevenção de acidentes e doenças.

Outra ferramenta adotada pelo VITA é a Cartilha de Segurança do Paciente, que tem o objetivo de auxiliar e orientar as pessoas em relação ao processo de cuidado e seus riscos. O material é uma apresentação voltada ao paciente, que explica como ele pode contribuir com a segurança na assistência e explana as práticas de qualidade que o VITA adota como rotina. A cartilha trata o tema de forma mais clara e lúdica aos pacientes, apresentando os direitos e deveres de cada um.

Desde 2011, o Hospital possui um Centro de Excelência em Reconstrução Óssea (CERO), que tem como finalidade treinar profissionais e desenvolver pesquisas e tecnologias relacionadas a cirurgias de reconstrução de membros e ao alongamento ósseo.

Já o ano de 2013 foi marcado por diversas novidades, como a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral e pelo investimento de R$ 6 milhões em equipamentos de imagem para o Centro de Diagnósticos do Hospital. Além disso, o VITA Curitiba implantou um Sistema de Digitalização de Imagens PACS, que possibilita a visualização do resultado de forma remota (por computador, tablet ou celular), permitindo que o médico transmita o diagnóstico ao paciente sem a necessidade de ter os exames em mãos.

No mesmo ano, foi inaugurada a primeira fase do Centro Médico. A obra finalizada no início de 2014 conta com 23 consultórios, totalmente integrados aos demais departamentos do Hospital. “Isso possibilitou abrir espaço para mais profissionais atuarem na unidade hospitalar”, explica Neidamar.

De acordo com a superintendente, o resultado é agilidade no atendimento, tanto para os pacientes como para os médicos, pois exames, procedimentos simples e cirurgias mais complexas podem ser realizadas em um único local. Foi firmada também uma parceria com o Hospital do Coração, que tem mais de 40 anos de atuação na capital, e passou a disponibilizar cardiologistas para a realização de atendimentos, exames e cirurgias no VITA. A parceria também é mantida há sete anos.

O ano de 2013 foi marcado ainda pela inauguração do Instituto VITA de Ensino e Pesquisa (IVEP), que atua em quatro eixos: atração e retenção de talentos, busca do reconhecimento institucional, educação profissional e apoio à pesquisa.

Em 2014, o Hospital inaugurou o Serviço de Oncologia, que é composto por uma equipe multidisciplinar (corpo clínico, enfermagem, nutricionista, psicólogos) apta a oferecer ao paciente um tratamento de suporte integral – desde a prevenção da doença até a cirurgia e tratamento de diversos tipos de câncer. Passou também a oferecer o Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular. Segundo Neidamar, as especialidades ofertadas são atualizações e adequações às demandas e necessidades da comunidade.

Certificações – O VITA Curitiba foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

O hospital possui também o nível de excelência na certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP), que visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.

No ano passado, o VITA recebeu um novo Certificado de Acreditação Internacional Canadense, desta vez pela metodologia QMentum. O instrumento, que tem um caráter educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, assegura aos profissionais e usuários a qualidade dos processos do hospital.

Todas as notícias