+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Palestra gratuita aborda importância da atividade física na maturidade

Postado no dia: 22 de junho de 2016
Palestra gratuita aborda importância da atividade física na maturidade

  1. Palestra gratuita será sobre "Movimentos para bem-estar na terceira idade"(Crédito: Rafael Danielewicz)
  2. Programa é voltado para pessoas com mais de 60 anos(Crédito: Rafael Danielewicz)
  3. Palestra será realizada no Hospital VITA Batel(Crédito: Rafael Danielewicz)

Viver Mais VITA – Melhor Idade acontece neste sábado (25)

A fisioterapeuta Érika Lye Ogasawara é a convidada da edição de junho do Viver Mais VITA – Melhor Idade, programa de qualidade de vida promovido mensalmente pelo Hospital VITA Batel para as pessoas com mais de 60 anos. O encontro marcado para a manhã deste sábado (25) terá como tema “Movimentos para bem-estar na terceira idade”.

A fisioterapeuta vai falar sobre a importância e benefícios de praticar atividades físicas na maturidade e de que forma podem ser realizados, inclusive em casa. Pesquisas científicas revelam o efeito positivo de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o envelhecimento. Segundo Érika, as atividades melhoram a velocidade de andar, o equilíbrio e a “autoeficácia”. Além disso, contribuem na manutenção e aumento da densidade óssea, ajudam no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares, melhoram a ingestão alimentar e ajudam a combater a depressão.

Problemas de equilíbrio são os responsáveis por uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade: a queda. Esse tipo de acidente geralmente acontece por problemas de equilíbrio e visuais, fraqueza muscular, doença cardiovascular, alteração cognitiva e uso de medicamentos, comuns nessa faixa etária. “Daí a importância de praticar atividades físicas, já que as quedas podem ser evitadas com o fortalecimento do músculos das pernas e costas, melhora dos reflexos, da mobilidade, da sinergia motora das reações posturais e da velocidade de andar”, alerta. Além disso, auxiliam na flexibilidade, no controle do peso corporal e reduzem o risco de doença cardiovascular.

A convidada realizará também uma “Dinâmica Junina”, composta por atividades desenvolvidas para pessoas com pessoa com mais de 60 anos.

O programa: O “Viver Mais VITA – Melhor Idade” foi criado em 2009 com o objetivo de promover ações que visam melhorar a saúde e prevenir doenças que afetam a população com mais de 60 anos. O encontro inicia com café da manhã, seguido por palestra e atividades físicas e culturais, que têm como finalidade incentivar e aprimorar os hábitos de vida dos idosos.

O encontro conta também com o apoio do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas, que oferece exames preventivos aos 30 primeiros inscritos. Para participar do evento, que tem vagas limitadas, é necessário fazer inscrição pelo telefone (41) 3883-8414​.

Terceira idade: Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, são quase 26,1 milhões de pessoas com mais de 60 anos, ou seja, 13% dos habitantes do país. No mundo, o número de idosos com idade acima dos 65 anos era de 506 milhões em 2008, segundo o Departamento do Censo dos EUA. A entidade prevê que a terceira idade componha 14% da população global em 2040.​

 

SERVIÇO
Programa Viver Mais VITA – Melhor Idade
Palestra “Movimentos para bem-estar na terceira idade”, com a fisioterapeuta Érika Lye Ogasawara
Data: sábado, 25 de junho, a partir das 8h30
Local: Hospital VITA Batel – Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1.896 – Batel – Curitiba – PR
Informações e inscrições: (41) 3883-8414​
​Entrada Gratuita (vagas limitadas)
www.hospitalvita.com.br

Todas as notícias