+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Projeto ambiental Periquito Cara-Suja é finalista do Prêmio Nacional da Biodiversidade

Postado no dia: 18 de maio de 2017
Projeto ambiental Periquito Cara-Suja é finalista do Prêmio Nacional da Biodiversidade

  1. Periquito Cara-Suja(Créditos: Fábio Nunes)

O Projeto Periquito Cara-Suja, desenvolvido pela Aquasis e apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, é finalista no Prêmio Nacional da Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Iniciado em 2007, o projeto tem como principal objetivo a conservação do periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção, que costumava habitar as florestas serranas do Nordeste. “Com apenas 250 indivíduos na natureza em 2003, o nível de ameaça à espécie era gravíssimo. Após dez anos de iniciativas que visam a conservar a espécie, chegou-se a quase mil indivíduos vivendo na natureza, número significativo, mas ainda considerado baixo e preocupante”, cometa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Atualmente, devido às frequentes ameaças, a espécie se restringe a três áreas de ocorrência: Serra de Baturité, Quixadá e Ibaretama.

O trabalho realizado no Ceará tem como foco evitar a perda de biodiversidade por meio de processos de conservação de longo prazo, envolvendo ações diretas, pesquisas de campo, sensibilização da sociedade, políticas públicas e auxílio à criação e manejo de Unidades de Conservação. Todas essas ações conjuntas beneficiam também muitas outras espécies, garantindo a manutenção dos habitats e dos serviços ambientais por eles prestados.

O Prêmio Nacional da Biodiversidade tem por finalidade reconhecer o mérito de iniciativas, atividades e projetos que se destacam por buscarem a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para o alcance das Metas Nacionais de Biodiversidade. O júri popular é realizado até o dia 22 de maio, data em que ocorre a cerimônia de premiação.  Para votar basta clicar no site abaixo, selecionar a iniciativa e confirmar o voto no fim da página. http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Todas as notícias