+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Projeto Cidadão Cientista recebe Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

Postado no dia: 24 de outubro de 2017
Projeto Cidadão Cientista recebe Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

  1. A cada ano, projetos que incentivam e promovam a sustentabilidade são reconhecidos(Divulgação)
  2. Pedro Develey recebeu a premiação em nome da SAVE Brasil(Divulgação)

Programa colaborativo de observação de aves recebeu reconhecimento da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

No último dia 18 de outubro, as principais iniciativas de sustentabilidade e conservação do Brasil foram homenageadas pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha com o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade. O Projeto Cidadão Cientista, realizado pela SAVE Brasil (Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil), com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi uma das iniciativas reconhecidas.

Pedro F. Develey, diretor da SAVE Brasil e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, celebrou a conquista. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Somente com o apoio de todos -comunidade, poder público e privado – é que vamos conseguir avançar na questão ambiental brasileira e estimular a conservação das áreas naturais. Esperamos contar com cada vez mais cidadãos cientistas Brasil afora”, afirmou.

Criado em 2014, o Projeto promove e estimula a participação da comunidade na observação e monitoramento de aves. O objetivo é ampliar o envolvimento da sociedade, fortalecendo a conservação ambiental.

Os monitoramentos nas Unidades de Conservação (UC) são realizados constantemente, com participação de grupos, como os clubes de observadores de aves. Os dados são inseridos na plataforma internacional eBird. Desde o início, já foram realizadas cerca de 40 visitas à UCs no Sul, Sudeste e Nordeste, contabilizando mais de 400 espécies registradas sendo que 50 espécies foram novas adições às listas de aves desses locais.

Vem passarinhar – Big Day Brasil

No sábado, 28 de outubro acontece o Big Day Brasil, um dia especialmente reservado para a observação de aves em todo o País. Para participar, basta registrar as aves que avistar nesse dia, incluindo o máximo de informações possíveis. De acordo com Pedro Develey, a observação de aves já é uma atividade famosa nos Estados Unidos e países da Europa e tende a crescer no Brasil. “Cada vez mais pessoas se apaixonam por esse hobbie que une natureza e ciência. Quando um participante avista uma espécie rara, por exemplo, vai procurar saber mais sobre ela e assim é criado um ciclo que só ganha adeptos, felizmente”.

Para dicas de como se tornar um Cidadão Cientista acesse o manual “Quem conta mais aves encontra”. Para participar das passarinhadas do Cidadão Cientista e outras, consulte o Calendário de Eventos de Observação de Aves e Ornitologia.

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha criou em 2000 o Prêmio Ambiental von Martius que, a partir de 2007, passou a ser chamado de Prêmio von Martius de Sustentabilidade. Uma das premiações mais relevantes do setor, seu objetivo é reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade. Desde a primeira edição já foram inscritos mais de dois mil nas categorias Natureza, Humanidade e Tecnologia.

Sobre a Rede de Especialistas de Conservação da Natureza

Rede de Especialistas de Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.528 projetos de 501 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.brwww.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.

Todas as notícias