Projeto de estudantes busca independência financeira a vítimas de violência doméstica

Colégio Positivo Joinville promove workshop com ajuda de estudantes e comunidade local. Evento acontece neste sábado, 24. Saiba como ajudar

[flgallery id=2465 /]

A dependência financeira é uma das principais justificativas para algumas mulheres permanecerem em um relacionamento abusivo. Pensando nisso, o Colégio Positivo Joinville implantou um projeto social que visa gerar oportunidades de renda para as vítimas de violência doméstica, compartilhando conhecimento de especialistas e envolvendo a comunidade para minimizar o sofrimento e contribuir para a autonomia dessas mulheres.

O projeto Todos por Elas, idealizado pela estudante Maria Alice Machado, de 16 anos, foi encampado por toda a escola, envolvendo alunos, professores e diretoria. Inicialmente, a proposta era a oferta de cursos de artesanato para mulheres que sofrem ou sofreram de violência doméstica, mas a proposta cresceu e, hoje, oferece capacitação em diferentes áreas de atuação. “Verificou-se a necessidade de envolver a sociedade de uma maneira mais ampla, e o projeto mudou para um canal de Youtube com pequenos vídeos de aperfeiçoamento pessoal nas diferentes áreas de interesse”, explica o professor tutor do programa, Cincler Tibes.

Uma nova e marcante etapa da iniciativa acontece no próximo sábado, dia 24 de agosto, quando estudantes e professores organizam workshops com atividades específicas como oficina de culinária, estética pessoal, bem-estar pessoal, RH, entre outros. “Após a realização deste evento, os alunos iniciam a busca de parceiros da comunidade para realizar a emancipação das vítimas de violência doméstica, propiciando um treinamento e, após essa ação, alcançar nossa principal meta: a realocação dessas mulheres no mercado de trabalho”, conta o professor.

Os alunos do Ensino Médio participam do projeto desde a escolha da linha de atuação, geração de ideias, planejamento, busca de solução para os desafios e execução das ações. “Com isso, também queremos desenvolver o senso crítico dos alunos, que precisam estar em sintonia não só com a própria realidade, mas também com a realidade da comunidade na qual eles estão inseridos, além de contribuir para uma prática de inclusão social, de formação da cidadania e emancipação dos sujeitos sociais”, diz o professor. “A comunidade tem um papel fundamental para este projeto. Somente com o envolvimento da sociedade, ele terá um impacto positivo nas pessoas. A sociedade vai propiciar uma nova oportunidade para estas mulheres, que saíram de uma situação de risco, humilhadas, sem perspectiva financeira e social. Com os parceiros que já conquistamos, todos voluntários, doando seu tempo, conhecimento e material, vamos transformar pelo menos um pouco a vida das mulheres que um dia tiveram a sua vida reduzidas ao desespero”, conclui.

Quem quiser contribuir com o projeto, pode ajudar de diversas formas: oferecendo oficinas, doando materiais, comprando produtos produzidos pelas mulheres atendidas pelo projeto ou empregando uma delas.

SERVIÇO

Projeto Todos por Elas

Data: 24 de agosto de 2019

Horário: das 9h às 12h

Local: Colégio Positivo Joinville (Rua Aquidaban, 200)

Mais informações: (47) 2101-4000

Sobre o Colégio Positivo Joinville

O Colégio Positivo Joinville foi incorporado à rede de colégios do Grupo Positivo em 2016 e, desde então, combina tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Localizado em Joinville (SC), o Colégio Positivo Joinville tem turmas de Educação Infantil (Bilíngue), Ensino Fundamental I (Bilíngue), Ensino Fundamental II, Ensino Médio Regular e Ensino Médio Integral. Além disso, os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >