Sicredi lança campanha para fortalecer poupança

[flgallery id=227 /]

Campanha “Quando vê poupou, quando vê ganhou” incentiva resgate da cultura de guardar dinheiro

Em maio deste ano, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, registrou mais de R$ 52 milhões de depósitos na poupança. O crescimento vem acontecendo de forma sucessiva e registra um aumento de 7% ao ano, em média. Enquanto isso, o sistema financeiro brasileiro registrou a saída de R$ 6,5 bilhões da poupança no mesmo período, pior resultado desde 1995. Em 2015, o Banco Central já havia anunciado a retirada de R$ 53 bilhões das contas reservadas àquele dinheiro que fica guardado.
Os resultados do Sicredi seguem uma premissa simples: “para crescer é preciso poupar”. A atitude, tida como um hábito no cooperativismo, é incentivada por campanhas como a que acaba de ser lançada: “Quando vê poupou, quando vê ganhou”. Na opinião de Adilson Felix de Sá, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, a antiga fórmula, seguida por muitos brasileiros que preferem a aplicação mais tradicional, é o que impulsiona o crescimento da cooperativa de crédito.
“Nós focamos muito em responsabilidade financeira e sustentabilidade, tanto como recomendação para os associados como para a gestão dos recursos do Sicredi. Não lidamos com especulação e a poupança é o nosso lastro para oferecer melhores condições para os associados”, explica Adilson. Ele lembra que essa é uma das aplicações mais confiáveis e simples do sistema financeiro e, por isso, fácil de programar o aporte, gerir o fundo e retirar quando necessário.
Poupar para chegar lá
Se a poupança é a base do cooperativismo de crédito, o Sicredi incentiva a ação e premia quem adere à modalidade. A promoção “Quando vê poupou, quando vê ganhou” tem duração de cinco meses e abrange todas as cooperativas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os participantes – associados e não associados – têm a chance de concorrer a meio milhão de reais e 80 chances de ganhar R$ 2.000.
Na campanha, a cada R$ 100 aplicados, o poupador recebe um número da sorte para concorrer a 20 sorteios mensais de R$ 2.000, que acontecem de junho a setembro. Se a aplicação for programada as chances dobram. Em outubro será sorteado um prêmio de R$ 500 mil para todos os participantes. O site www.quandoveganhou.com.brdivulgará os resultados dos sorteios, dos quais podem participar pessoas físicas e jurídicas (não é preciso ser associado à cooperativa).
Quem poupa cresce
Para quem tem dúvidas sobre o poder da poupança ou de como poupar, Felipe Azevedo, gerente de Produtos de Investimento do Sicredi, dá algumas dicas: “O controle do fluxo de caixa mensal é uma questão de hábito e desta forma é possível passar rapidamente do papel de devedor para o papel de poupador”, explicou.
– Faça um Raio X das sua vida financeira para entender para onde está indo o dinheiro.
– Faça um levantamento completo das dívidas e juros. Geralmente é possível renegociar o saldo devedor em um único empréstimo a juros menores.
– Programe seu orçamento para que o fluxo seja sempre positivo. Seguir a regra dos50-15-35 é uma ótima ideia. Até 50% da renda líquida deve ser direcionada ao pagamento das despesas essenciais (moradia, saúde, alimentação, educação, transporte, etc.). No mínimo 15% da renda deve ser destinada a formação de uma reserva financeira, que pode ser uma poupança ou uma previdência. Os 35% restantes serão destinados a despesas pessoais e voluntárias, como academia, lazer, restaurantes, ou mesmo aquela nova smart TV de última geração, diluída em suaves prestações ao longo do ano.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.
*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >