+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Sicredi promove integração e cidadania em Dia de Cooperar

Postado no dia: 21 de julho de 2016
Sicredi promove integração e cidadania em Dia de Cooperar

  1. Os donativos coletados foram doados a entidades beneficientes(Divulgação)
  2. Atividades lúdicas marcaram o Dia de Cooperar(Divulgação)
  3. Dia C mobilizou voluntários de todo o país em prol da comunidade(Divulgação)

Voluntários da Sicredi Centro Sul PR/SC realizaram dezenas de ações na região, envolvendo mais de 2300 pessoas

O Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 2 de julho, foi celebrado por inúmeras cooperativas em todo o Brasil com a realização do Dia de Cooperar – Dia C. O tema desse ano – Ações que constroem e transformam vidas – estimulou as cooperativas a realizarem diversas atividades voltadas para as comunidades. O objetivo foi mostrar a importância do cooperativismo e de valores como a ética, a confiança e a honestidade.

Envolvidos neste espírito, os mais de 190 colaboradores da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC desenvolveram ações nos 16 municípios da área de ação da cooperativa. As mobilizações tiveram temas variados e envolveram escolas, creches, asilos e diversas entidades das comunidades. De acordo com o presidente da cooperativa, Santo Cappellari, o Dia C vai além de um dia de cooperação e interação com a comunidade. “Cooperar é bem mais que ajudar um ao outro. É uma forma mais ampla de unir forças e construir pontes para uma sociedade mais humana. O nosso Dia C pode ser redumido com a palavra integração”, afirmou ele.

Para a gerente da Sicredi em Rio Azul (PR), Maria Joceli Kovalski a experiência foi incrível. “Foi emocionante ver a alegria das crianças! Com gestos simples, somos capazes de fazer a alegria de alguém e é incrível como aprendemos e nos sentimos mais cumpridores do nosso papel como cidadãos”. Já o colaborador Marcelo Ribeiro desabafou: “Não tem como não se comover, é muito triste termos um país tão rico e com tanta desigualdade assim. Mas momentos como o de hoje nos fazem parar e pensar que muitas vezes reclamamos por coisas insignificantes e esquecemos de agradecer a Deus por tudo o que temos”, concluiu.

Todo dia é dia de cooperar 

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 agências, em 11 estados do País*. Organizado em um sistema com padrão operacional único, conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais, acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Todas as notícias