Universidade Positivo abre exposição gratuita na Biblioteca Central

[flgallery id=1371 /]

A exposição “Histórias nunca contadas”, com obras de Adrianne Moro, recepciona a comunidade acadêmica neste início de ano letivo na Universidade Positivo (UP). A mostra, com aproximadamente 50 peças, preenche a Biblioteca Central da universidade com cores, formatos e histórias que podem ser interpretadas das mais diversas maneiras.

No mundo pictórico da artista, cada pintura fornece uma oportunidade para narrar, comunicar e conversar, sem o uso das palavras. Segundo ela, as histórias nunca foram contadas, pois criar histórias é um ato significativo e possibilita múltiplas maneiras de fazê-lo. “Utilizando a experiência visual, as histórias aqui são contadas por meio de imagens e interpretadas por cada expectador livremente”, explica Adrianne.
Gaston Bachelard, filósofo e poeta francês, é a fonte de inspiração desse trabalho, discorrendo sobre o devaneio e o sonho em suas obras e convidando a artista a sonhar e a criar. O trabalho foi concebido inicialmente por meio da colagem digital com a sobreposição de imagens e camadas que resultam num universo surreal, no qual a figura feminina é o sujeito principal de cada história.  Assim, as histórias são colocadas num universo paralelo e utópico que surge das experiências cumulativas da artista, como sonhos e lembranças que são traduzidas em cada obra.
Após o trabalho digital, Adrianne passa para a parte manual, com variações em técnicas mistas, como aquarela sobre papel, pintura, recorte e colagem sobre tela e, finalmente, o uso de bordados em algumas obras. O processo criativo é a parte que mais interessa à artista – porém, fica clara a importância de experimentar o trabalho manual de diversas maneiras, agregando técnicas com a finalidade de obter um resultado final diferenciado.
“Os trabalhos surgem de uma faísca inicial de inspiração onde uma história aparece. Seu desenvolvimento é criado naturalmente sem resistência e segue, intuitivamente, para um mundo surreal”, explana Adrianne. Ela conta que o objetivo é criar mistério e suspense, sem revelar a história completa, trazendo uma visão intrigante na qual o espectador torna-se também criador. “Dessa forma, ele é convidado a participar de uma maneira cognitiva e finalizar uma história nunca antes contada”.
A exposição está aberta ao público na Biblioteca Central da Universidade Positivo, no câmpus-sede Ecoville, das 8h às 22h30, até o dia 29 de março. A entrada é gratuita.
 

SERVIÇO

Exposição Histórias Nunca Contadas

Onde: Universidade Positivo – Câmpus Ecoville | Biblioteca Central (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Ecoville)

Quando: até 29 de março

Quanto: Entrada gratuita

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 57 cursos de Graduação presenciais (35 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 22 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. A UP conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), além de polos de Educação à Distância (EAD) em mais de 30 cidades espalhadas pelo Brasil. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a melhor universidade privada do Paraná, pelo sexto ano consecutivo.

Share:

Latest posts

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Kelly-Finger
Centenário do Athletico vira projeto com entrevistas disponíveis para reprodução
“CAP 100: Do Bairro à América” traz a história do time, dividida em dez décadas, em áudio...
Saiba mais >
kid-playing-dirty-house (1)
YouTube e TikTok podem causar problemas cognitivos e sociais em crianças: como combater?
Com o crescimento exponencial do uso das tecnologias, a cada dia que passa é mais comum ver as crianças,...
Saiba mais >
52810365744-a57fcac0dd-k
Com duas apresentações, MishMash 2024 é uma das estrelas do Festival de Curitiba
Diferentes formas de arte se misturam no mesmo palco e encantam o público. Esse é o MishMash, espetáculo...
Saiba mais >
LUP-8425
Representatividade feminina, equidade salarial e diversidade nas lideranças marcam encontro no mês da mulher
Evento organizado por lideranças femininas destaca o panorama das mulheres no mercado de trabalho e aposta...
Saiba mais >