Era uma vez em 2020

Por Bruna Zembuski

 

Já completamos quatro anos do lockdown. Na Central Press, ainda no início de março, tornou-se opcional ir ao escritório, que já adotava o formato home office uma vez por semana. Lembro de uma reunião ao ar livre com a equipe, poucas semanas antes, para pensarmos em pautas relacionadas ao coronavírus. Sabíamos da necessidade de nos prepararmos e, para cada cliente, desenvolvemos estratégias adequadas a diversos cenários. 

 

Naquele começo, sabíamos que o assunto dominaria o noticiário, mas talvez não soubéssemos que seria pauta de todas as editorias, de saúde à tecnologia, de carreira à educação, nem que seria por tanto tempo. Sabíamos que era preciso nos reinventar para continuar trabalhando. Claro que não imaginamos que aquelas reuniões on-line passariam a ser rotina. Que em vez de passar 1 ou 2 horas no trânsito para ir e voltar do escritório, teríamos mais tempo para cuidar da saúde, dos filhos, do pet, da casa… Também não imaginamos que iríamos nos arrumar e até passar maquiagem para ficar em casa. Muito menos que faríamos festas juninas via Meet. Que teríamos vídeo-chamadas para comemorar aniversários. Não imaginávamos que veríamos tantas transmissões ao vivo nas redes sociais. Uma coisa que certamente nem pensamos era que teríamos que desmentir que a vacina da covid-19 não transformaria ninguém em jacaré. 

 

De uma coisa tínhamos certeza: o jornalismo seria essencial para atravessar aquele período. Em março daquele ano, 90% das pautas divulgadas para apenas um cliente da área educacional foram sobre o coronavírus. Aprendemos juntos como escrever corretamente o nome do vírus. Ajudamos a levar informação para a sociedade sobre serviços gratuitos, cursos, palestras, ferramentas, produtos… Diversas fontes ajudaram a levar informação com credibilidade para emissoras de rádio e TV – tudo via vídeo ou áudio gravado de casa, pela própria fonte. Outro legado que a pandemia nos deixa é a possibilidade de gerar conteúdo dessa forma, otimizando o tempo tanto dos jornalistas da redação quanto dos porta-vozes.

 

Mais do que nunca, ter informação séria, pautada na verdade, foi importante para a sobrevivência. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostrou que 74% das pessoas aumentaram ou mantiveram o consumo de rádio. A mídia se destacou entre as demais de março a junho de 2020, principalmente devido à busca por informações sérias e pautadas na verdade sobre a covid-19 e opções de entretenimento, ressaltando a relevância da informação confiável em tempos de crise.

 

Lives, aplicativos, podcasts, redes sociais… Claro que tudo isso já existia. Mas a pandemia causou uma mudança cultural, acelerando processos que já estavam em curso. Estreitar laços por meio da tecnologia nunca foi tão importante. 66% dos usuários da internet acompanharam transmissões de áudio ou vídeo em tempo real, 90% assistiram a vídeos, filmes ou séries, 70% leram jornais, revistas e notícias, e 90% utilizaram a internet para ouvir música. O receptor mudou, a mídia se adaptou. De acordo com a Chartable, plataforma de análise de podcast, 885 mil novos podcasts foram lançados em 2020, contra 318 mil em 2019.

 

Hoje, após quatro anos – que mais parecem uma década – muito daquilo que fazíamos virou o famoso “novo normal”. Empresas fecharam escritórios, e o anywhere office agora é mais comum. Perder tempo em longos deslocamentos? Uma chamada de vídeo resolve… A tecnologia nos ajudou a manter a comunicação e otimizar o tempo. Mas é a presencialidade que torna as relações mais humanas, seja para um café ou uma festa junina.

 

*Bruna Zembuski, especialista em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing, é coordenadora de Atendimento na Central Press.

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >