Artigo: Estudos e trabalho: missão impossível?

Por João Pedro Mateos, professor de Química, com mais de 30 anos de experiência na área, e leciona no Curso Positivo há 13 anos

Entre os muitos alunos que decidem se inscrever no Curso Pré-vestibular, existem realidades com sonhos e metas diferentes. Há aqueles que podem se dedicar exclusivamente à tarefa, grande desafio dos que estão deixando os bancos do colégio para buscar um lugar na universidade. E há quem tenha que se desdobrar para fazer as horas renderem mais, muitas vezes dividindo seu tempo entre trabalho em tempo integral e as aulas e exercícios de disciplinas no terceiro turno.
Aí você se pergunta, é possível? Minha resposta é: sim, senhor. A diferença entre quem tenta e quem consegue é uma só: atitude. Você provavelmente já ouviu isso antes, mas aqui nos bancos do Curso nós vemos isso na prática, todos os dias. A missão de trabalhar e estudar para o vestibular é uma missão difícil sim, mas não impossível.
Para cumprir essa missão, é necessário que duas coisas aconteçam: o conhecimento estratégico de onde se quer chegar e planejamento para que saia do papel. Principalmente para quem tem que conciliar o estudo e o trabalho.
Uma dessas estratégias é direcionar o estudo. É quase impossível cumprir com todas as atividades propostas de um cursinho, mesmo para quem só estuda. Então, aqueles que também trabalham precisam ainda mais dessa atenção e direcionamento.  Por exemplo, não aprofundar o estudo de matérias que são cobradas de maneira mais leve nos vestibulares garante a economia do tempo que muitas vezes é escasso. Conversar com os professores sobre esse tipo de informação sempre ajuda – a experiência de anos de exames faz com que os analisemos de maneira mais abrangente. Essa estratégia se aplica à leitura de jornais, inclusive. Não é possível ler todos os jornais, nem lê-los inteiros, mas com o auxílio dos professores, a leitura é direcionada para aqueles tópicos que têm mais chances de aparecer nas provas de redação.
A harmonização entre trabalho e estudo depende muito da dosagem das tarefas. Sim, é preciso dispor muito tempo aos estudos, mas não pode deixar de lado outros fatores da vida de qualquer pessoa. Relacionamentos, lazer, sono, descanso precisam continuar sendo bem cuidados. O sono, principalmente, precisa ser regular. O cansaço acumulado às vezes dá sinais ao corpo de que algo não está bem: a leitura fica embaralhada, a memória fica enfraquecida e o corpo esgotado. O problema é que a prova não é semana que vem, e sim no final do ano. E o débito de descanso, cada vez maior, pode cobrar do aluno na hora errada. O ano de um vestibulando pode ser comparado com a corrida de um maratonista profissional. Para conseguir completar a prova com sucesso, o corredor tem que dosar corretamente o momento em que corre muito, e o momento em que corre menos para que, na reta final, ele não esteja exausto e consiga finalizar o que se propôs no começo.
É importante lembrar também que o conhecimento é algo que acontece vagarosamente. Se o aluno, no fim do ano, fizer uma comparação de quando começou, vai notar que está muito melhor. Está lendo melhor, escrevendo melhor, sabendo e dominando mais conteúdos, pois a absorção de informações acontece lenta e gradativamente.
Esse processo não é fácil. É dolorido, é solitário. Mas com a confluência de quatro ingredientes – vontade, garra e atitude – o “eu quero fazer” se torna o “eu fiz”. E a missão aparentemente impossível se torna uma missão mais que possível.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >