+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Colégio executa projeto baseado na felicidade dos professores

Postado no dia: 19 de fevereiro de 2019
Colégio executa projeto baseado na felicidade dos professores

Sala dos professores de colégio em Curitiba (PR) ganha reforma baseada na psicologia ambiental

  1. A reforma da sala dos professores do Colégio Positivo foi pensada pelo viés da psicologia ambientalCréditos: Divulgação

O Colégio Positivo Internacional, de Curitiba (PR), acaba de inaugurar a nova sala dos professores, totalmente pensada a partir do conceito da psicologia ambiental. A base para a reforma foi uma pesquisa sobre felicidade, feita com os professores, para saber como se sentiam em relação à empresa. “Com esse estudo, identificamos alguns pontos que eles gostariam que melhorassem – e um deles era ter um espaço de descanso entre uma aula e outra. Identificamos vários pontos de melhora e buscamos traduzir isso por meio de uma sala dos professores inovadora”, conta o gerente-geral de Recursos Humanos do Colégio Positivo, Breno Dantas, um dos líderes do projeto.

A partir disso, a sala dos professores, única no Brasil nesse formato, foi totalmente repaginada e hoje conta, entre outras coisas, com espaço de games, poltronas de relaxamento, parede que remete ao céu, móveis multifuncionais (que permitem ao professor deitar-se, sem ficar constrangido), além de cadeiras de balanço, rede tipo casulo e até espaço para fazer as unhas, caso queiram. De acordo com Dantas, o espaço, inaugurado no início das aulas, em fevereiro, foi muito bem recebido pelos docentes. “Percebemos que a sala dos professores está muito mais viva, mais lotada do que ficava antes”, diz ele, que afirma que com a grande aceitação, a instituição tem expectativa de adotar salas semelhantes em outras unidades.

Psicologia Ambiental

A psicologia ambiental pode ser utilizada em qualquer espaço, para qualquer pessoa, desde que respeite os aspectos subjetivos e as mudanças dos indivíduos. Apesar de ter surgido em meados do século passado, a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, com o processo de reconstrução das cidades, essa área ainda é um campo pouco explorado no Brasil, mas que pode trazer resultados surpreendentes.

“A psicologia ambiental tem sido definida como a disciplina que estuda as transações entre as pessoas e seus entornos, com vistas a promover uma relação harmônica entre ambos, que resulte no bem-estar humano e na sustentabilidade ambiental. No Brasil, tivemos várias pesquisas até 1995, mas não houve continuidade, portanto torna-se um campo a ser desbravado, do qual quero fazer parte”, comenta a psicóloga e designer de interiores Eliz Romagnoli.

Segundo ela, a disciplina procura adequar o ambiente de forma funcional, priorizando os aspectos subjetivos para afirmar a identidade das pessoas no ambiente. “Os fatores ambientais têm que refletir a conscientização e afirmação das pessoas nas atividades que exercem de forma criativa, única, para, a partir disso, adequar o ambiente”, afirma Eliz.

Por isso, a reforma da sala dos professores do Colégio Positivo foi pensada primeiramente pelo viés da psicologia (identidade, alienação, consciência, atividade), no comportamento humano e na subjetividade para, então, ser pensado o design, o desenvolvimento de cada espaço e a criação dos móveis.

 

Ficha técnica

Sala dos professores Colégio Positivo Internacional

Projeto: Eliz Romagnoli

Móveis:  Vsinox

Rede, casulo, nicho: D’Fibras

 

Sobre o Colégio Positivo

O Colégio Positivo compreende cinco unidades na cidade de Curitiba, nas quais nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo Júnior, o Colégio Positivo – Jardim Ambiental, o Colégio Positivo –  Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo Hauer e o Colégio Positivo Internacional atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Os alunos têm à sua disposição atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Língua Inglesa diferenciadas, além de aprendizado internacional na unidade que leva essa proposta em seu nome. Em 2016, foram incorporadas ao Grupo duas novas unidades do Colégio Positivo Joinville, em Santa Catarina, em 2017, a unidade do Colégio Positivo – Santa Maria, em Londrina (PR) e, em 2018, duas unidades em Ponta Grossa (PR), Colégio Girassol e Colégio Positivo Master.

Todas as notícias