Iniciativa Oásis é discutida em São Bento do Sul

VI Encontro Oásis reúne, em dois dias de evento, parceiros para discutir formas de potencializar os esforços e avançar com a agenda de Pagamentos por Serviços Ambientais no Brasil

Nos próximos dias 23 e 24 de maio, será realizado o VI Encontro Oásis, em São Bento do Sul (SC). O evento reúne 37 representantes de 21 instituições de diversas regiões do Brasil, que são parceiros do Oásis. Essa iniciativa, promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, estimula a proteção de áreas de vegetação nativa em propriedades particulares.

O VI Encontro Oásis terá um foco especial em mecanismos de colaboração, governança compartilhada e trabalho em rede. No dia 23, primeiro dia de encontro, o foco será a capacitação e troca de informações entre os parceiros do Oásis, incluindo organizações não governamentais, empresa de saneamento e representantes do poder público.

Na quarta-feira (24) pela manhã, a prefeitura de São Bento do Sul e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) promovem visita de campo a duas das 17 propriedades que participam do projeto “Produtor de Água do Rio Vermelho”, realizado no município, com apoio da Fundação Grupo Boticário. “Essa é a primeira vez que a Fundação Grupo Boticário realiza o Encontro Oásis em uma das cidades-sede de projetos implementados. Assim, aproveitaremos que estaremos em São Bento do Sul para mostrar de perto aos parceiros como funciona esse projeto e quais os ganhos reais que os proprietários e a sociedade têm com ele”, observa Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

Natureza Conservada em São Bento do Sul

O Produtor de Água do Rio Vermelho tem como foco propriedades localizadas na bacia hidrográfica do Rio Vermelho. Ao conservarem suas áreas naturais e protegerem mananciais e nascentes, esses proprietários contribuem para a preservação do manancial que abastece a região.

Além do fornecimento de água, garantem o fornecimento de outros serviços ambientais, como a formação dos solos férteis que sustentam a agricultura e a preservação de belezas cênicas – como as cachoeiras – que atraem turistas. Como forma de reconhecimento a esses esforços, os proprietários são premiados anualmente, com valores que variam em função do tamanho e da qualidade da área natural conservada.

Presença nacional do Oásis

Criado em 2006 pela Fundação Grupo Boticário, o Oásis é uma iniciativa de pagamento por serviços ambientais (PSA) que promove a valorização dos ambientes naturais natureza, por meio da premiação financeira a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo, garantindo assim a manutenção e melhoria dos serviços ambientais providos por suas propriedades.

Após 10 anos de atuação, o Oásis se expandiu em escala nacional, obtendo como resultados:

  • 7 projetos já implementados, sendo 5 vigentes: em Brumadinho-MG, Corredores Ecológicos Chapecó e Timbó-SC, São Bento do Sul-SC, São José dos Campos-SC e APA do Pratigi-BA;

  • 21 parcerias já formalizadas (11 vigentes);

  • 39 processos para construção de políticas públicas de PSA (9 estão em andamento);

  • 27 normas legais de PSA elaboradas e sancionadas;

  • Cerca de 6 milhões de reais destinados para ações de PSA;

  • Cerca de 10 mil hectares em áreas sob contrato de PSA, sendo metade de área natural.

  • 508 propriedades já contratadas;

  • Cerca de 8 milhões de pessoas beneficiadas indiretamente.

Sobre a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.510 projetos de 496 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Mais informações: http://www.fundacaogrupoboticario.org.br/

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí
Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram...
Saiba mais >