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A missão do ensino católico e sua viabilidade como negócio

Postado no dia: 15 de Março de 2018
A missão do ensino católico e sua viabilidade como negócio
  1. Representantes das escolas que participaram da edição passada do Encontro, ocorrida em Aparecida do Norte (SP) (Divulgação)
  2. Representantes das escolas que participaram da edição passada do Encontro, ocorrida em Aparecida do Norte (SP) (Divulgação)

VI Encontro de Escolas Católicas reúne em Curitiba gestores de 136 instituições de todo o Brasil

 

Cenários e perspectivas da educação sob o ponto de vista religioso serão debatidos em Curitiba (PR), num evento que vai reunir 136escolas católicas de todo o país, de 04 a 06 de abril. Entre os temas abordados, a atenção estará voltada para os desafios do dia a dia de uma instituição de ensino confessional. A programação traz palestras sobre gestão, como conciliar a missão religiosa e educadora com a viabilidade do negócio e a atuação das escolas católicas num mundo pluralista. O objetivo do encontro é orientar sobre os cenários econômicos, políticos e socioculturais. O evento, em sua sexta edição, é promovido pela Editora Positivo e dirigido a gestores de instituições conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino que respondem por um universo de 61 mil alunos.

O reitor do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro, Irmão Jardelino Menegat, falará sobre a importância da profissionalização da gestão a fim de garantir a longevidade de uma escola. Para fechar a temática sobre gerenciamento, o teólogo, pedagogo e especialista em gestão, Irmão Afonso Murad, ministrará palestra sobre as diferenças entre os institutos religiosos e as escolas privadas que visam lucro e também sobre a importância de se aprender a lidar com o conflito permanente entre missão e negócio.

O carisma da escola católica numa cultura pluralista será o tema da palestra do monge Dom Bernardo Bonowitz, do Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, de Campo do Tenente (PR). Além da palestra, o abade irá também celebrar uma missa. Entre os destaques do encontro, está o lançamento do livro “Escolas Católicas: Uma gestão em rede para a longevidade da obra”. Os autores, César Nunes, Padre Vilson Groh, Vanderlei Soela, Irmão Jardelino Menegat e Irmão Afonso Murad, vão participar de uma mesa redonda e debater os temas levantados no livro. Organizado pela Irmã Olmira Dassoler, o livro é editado pela Editora Positivo.

A supervisora pedagógica da Editora Positivo, Raphaela Ribas Lupion Gubert , explica que o objetivo do evento é analisar o presente e refletir sobre o futuro da educação nessas instituições de ensino. “Por meio do encontro, promovemos a reflexão sobre o perfil e o papel das escolas cristãs no cenário atual, ajudando-as a se fortalecerem, tanto no aspecto do carisma, como no de negócio.

 

Sobre a Editora Positivo

Fundada há 39 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Sistema Positivo de Ensino

É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.

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