Ribeirão Preto recebe debate nacional sobre educação

[flgallery id=1782 /]

Evento promovido pelo Sistema Positivo de Ensino propõe o debate sobre o atual cenário e possibilidades para o campo da educação

Os avanços tecnológicos e as novas gerações – tanto de pais, quanto de alunos – trouxeram para dentro das escolas a necessidade urgente de acompanhar as mudanças. Especialistas questionam e reavaliam o papel das escolas e dos docentes. “Quando se trata de educar e mediar o conhecimento, não se pode permanecer no mesmo ponto de antes. É preciso refletir, conhecer e discutir para avançar rumo ao futuro”, afirma a diretora pedagógica da Editora Positivo, Acedriana Vicente Sandi.
Para transformar o debate de ideias no caminho mais próximo para tais avanços, acontece em Ribeirão Preto o evento “Um Dia Positivo”, na terça-feira, dia 11 de setembro. Promovido pelo Sistema Positivo de Ensino, o encontro pretende reunir 100 gestores e 800 professores de escolas da região. Para Acedriana, “é preciso ir muito além de oferecer um ensino associado às novas tecnologias. Devemos estar aptos a preparar o aluno não apenas para a aprendizagem das disciplinas, mas para trabalhar conteúdos que lhe sejam significativos e façam parte da sua realidade”.
O encontro acontece em dois locais, simultaneamente – com conteúdos voltados a gestores das escolas e professores, separadamente. Na programação, o educador e consultor Leandro Henrique de Souza fala sobre os pontos chaves que precisam ser considerados nesse processo de mudança e adaptação: tecnologia, novas gerações, as novidades no mercado de trabalho e as competências que precisam ser ensinadas para a formação dos novos profissionais.
O professor e neurocientista Pedro Calabrez fala sobre liderança. Durante a palestra, ele destaca que a liderança capaz de promover confiança, cooperação e engajamento é a base do sucesso econômico das nações. “Os estudos em ciência econômica demonstram uma forte associação estatística entre confiança – entre os cidadãos do país – e PIB per capita das nações. Ou seja, países onde os cidadãos confiam uns nos outros tendem a ser mais ricos”, afirma Calabrez. Também estão previstas palestras com o gerente de comunicação e eventos da Editora Positivo, Luciano Selleiro, sobre o processo de escolha da escola pelos pais; com o diretor do PES (Positivo English Solution), Luiz Fernando Schibelbain, sobre como promover o ensino da língua inglesa com excelência internacional; e com o coordenador e professor de programas de MBA da Universidade Positivo nas áreas Tributária, Contabilidade e Controladoria, Marco Aurélio Pitta, sobre os principais passos para o sucesso financeiro de uma escola privada.
Enquanto os gestores assistem às palestras, os professores participam do programa de cursos. O tema deste ano é “A educação mudou. As aulas, também.” “As mudanças propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vão permitir ao estudante desenvolver o senso crítico para assimilar melhor o conteúdo e a realidade ao seu redor, além da conquista de maior autonomia”, afirma Acedriana. O programa de cursos do Sistema Positivo de Ensino reflete essas mudanças e propõe aos professores diferentes possibilidades, visando o aprimoramento contínuo dos docentes para o enfrentamento das mudanças em sala de aula. São 5.800 horas de cursos presenciais que orientam os professores nas práticas escolares, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem.
Em 2018, o evento já aconteceu em Brasília (DF), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP), Manaus (AM) e Belém (PA). O Sistema Positivo de Ensino é o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municípios do território nacional, o Sistema Positivo de Ensino está presente em 453 escolas de São Paulo, atendendo mais de 113 mil alunos do Estado.
 
Serviço 
Evento: Um Dia Positivo! Ribeirão Preto
Data: 11/09, das 8h30 às 18h
Onde: Oásis Tower – Av. Maurílio Biaggi, 2.955 – Ribeirão Preto – SP
Informações e inscrições: grupo.umdia@positivo.com.br
Sobre a Editora Positivo
Fundada em 1979, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Mais de 800 mil alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.
 
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior e mais tradicional sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversas disciplinas, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação. Presente em 1.890 escolas e atendendo mais de 500 mil alunos em 950 municípios do território nacional, o Sistema Positivo de Ensino está presente em 453 escolas de São Paulo, atendendo mais de 113 mil alunos do Estado. Na capital, são 110 escolas conveniadas e mais de 34 mil alunos atendidos.
 
Na cidade de Ribeirão Preto são 11 escolas conveniadas:
 

  • Colégio Cogumelo
  • Colégio Brasil
  • Colégio Metodista
  • Colégio Moura Lacerda – Unid. I
  • Colégio Palas Atena
  • Colégio Pequeno Escudeiro
  • Centro Educacional Ensinarte
  • Escola de Educação Infantil Primeiros Passos
  • Escola de Educação Infantil São Gabriel
  • Escola Soninho
  • School Garden

Share:

Latest posts

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por quê a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
ABE-sistema-de-ensino-47
Seu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

In school, diverse group of young students hugging, laughing outside
Por quê a educação financeira é importante para formar crianças responsáveis e empáticas
Ensinar o valor do dinheiro desde cedo ajuda a preparar cidadãos conscientes Nos últimos dez anos,...
Saiba mais >
ABE-sistema-de-ensino-47
Seu filho não vai bem nas avaliações? Talvez não seja falta de estudo
Rotina, sono e afeto contam tanto quanto conteúdo; conheça cinco fatores que podem impactar o desempenho...
Saiba mais >
livro-para-crianca
Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização
Itens encontrados em casa são bons aliados para potencializar aprendizagem da leitura e da escrita A...
Saiba mais >
IMG-0185 - 1-
Chegada do Papai Noel marca início do Doce Natal Ventura
Evento gratuito terá banda, cortejo com personagens e atrações temáticas O Ventura Shopping abre oficialmente...
Saiba mais >