+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Universidade Positivo promove debate sobre tendências e inovação para a Educação

Postado no dia: 20 de fevereiro de 2019
Universidade Positivo promove debate sobre tendências e inovação para a Educação

Positivo Talks acontece dia 27 de fevereiro, em Curitiba

  1. Evento acontece no câmpus Ecoville Crédito: divulgação/Universidade Positivo

Professores, gestores de instituições de ensino e demais profissionais da área se reúnem na quarta-feira, dia 27 de fevereiro, em Curitiba, para o Positivo Talks. Com o tema “Educação Transformadora: os Novos Profissionais e as Novas Instituições”, o evento acontece na sala de eventos do bloco da Pós-Graduação da Universidade Positivo (UP), no Ecoville.

Um dos temas abordados nos debates é a inovação no ensino que, segundo relatório recém-divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), está relacionada à adoção de novos serviços, tecnologias, processos e competências que levem à melhora de aprendizagem, equidade e eficiência. O documento Measuring Innovation in Education 2019 (“Medindo a Inovação na Educação”, em livre tradução) aponta que a inovação não deve ser vista como um fim, mas como um meio de melhorar os resultados educacionais.

De acordo com o diretor da Pós-Graduação da Universidade Positivo, David Forli, a inovação deve envolver toda a comunidade acadêmica – e não apenas aulas isoladas que utilizam determinadas tecnologias para passar o conteúdo. “A tecnologia faz parte da inovação, mas não é a única ferramenta. Neste Positivo Talks, vamos discutir exatamente isso – por onde começar, quem será envolvido, como a inovação está sendo aplicada nos países com os melhores índices de Educação e os resultados efetivos dessas mudanças na aprendizagem”, afirma. “O mundo está mudando e as instituições de ensino e seus profissionais devem antecipar essas transformações para preparar os alunos para a nova realidade”, completa.

 

Palestras e mesa-redonda

Para os gestores, o evento traz a palestra “O Dirigente da Escola do Futuro”, com o coordenador acadêmico dos cursos EAD da área de Gestão e Negócios da Universidade Positivo, Fábio Vizeu Ferreira, doutor em Administração de Empresas, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da UP e diretor Administrativo-Financeiro (gestão 2018-2020) da ANPAD, a maior associação científica da área de Administração na América Latina. A palestra vai tratar da exigência que recai aos dirigentes de escolas, que estão neste cenário de transformações digitais e tecnológicas. “Se o professor da escola de Ensino Básico está sendo exigido por uma nova entrega e uma nova forma de construção de conhecimento, exige-se também que o dirigente atue como um desenvolvedor de talento, como alguém que entende essa nova era da Educação, que seja orientado a resultado. Se a equipe vai mudar, o dirigente que lidera essa equipe também tem que mudar”, adianta o palestrante.

Já para os educadores, o professor José Motta Filho ministra a palestra interativa “A Educação do Futuro e as Exigências ao Novo Profissional”, que aborda as mudanças que estão acontecendo na Educação, com digitalização, sala de aula invertida, metodologias ativas, e a exigência de um professor com um perfil mais de mediação que de detentor do conhecimento. Motta é Head of EdTech na Beenoculus – principal startup da América Latina em desenvolvimento de soluções em Realidade Virtual para a Educação. O evento termina com a mesa-redonda “Novas formas de aprender para uma Educação transformadora”, com Marianne Novaes, Deise Hofmeister, Flávia Amend, Soraia Prates, Nelly de Souza, Angela Mendonça, Fabiane Picheth e Priscila Chupil.

Serviço

 

POSITIVO TALKS

“Educação Transformadora: os Novos Profissionais e as Novas Instituições”

Data: 27 de fevereiro, a partir das 19h

Local: Universidade Positivo – campus Ecoville – sala de eventos da Pós-Graduação (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Curitiba/PR)

Inscrições gratuitas: up.edu.br/positivotalks-educacao

Vagas limitadas

Programação

19h – Welcome coffee
19h15 – Abertura
19h30 às 20h30 – Palestras

O Dirigente da Escola do Futuro

A Educação do Futuro e as Exigências ao Novo Profissional

20h30 às 22h – Mesa redonda
Novas formas de aprender para uma Educação transformadora

Sobre os palestrantes:   

Fábio Vizeu Ferreira: com formação integral na área de Administração, o professor Fabio Vizeu tem doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é professor da Universidade Positivo, onde atua como coordenador acadêmico dos cursos da área de gestão e negócios (modalidade à Distância) e como professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Também atua como Diretor Administrativo-Financeiro (gestão 2018-2020) da ANPAD, a maior associação científica da área de Administração na América Latina. Seus interesses de pesquisa são ligados às áreas de Estudos Organizacionais e Estratégia, com ênfase nos seguintes temas: história da Administração, Estudos Críticos em Administração, Liderança, Comunicação e Discurso. Atua como consultor na área de Estratégia, Análise Organizacional e Comunicação, tem diversas publicações em periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES, além de livros e capítulos de livro. Participa de programas de rádio como comentarista na área de Administração e Comportamento Organizacional, ministra palestras sobre seus interesses de pesquisa em Instituições de Ensino Superior e em órgãos públicos.

 

José Motta Filho: graduado em Engenharia Civil pela UFPR atualmente cursa Mestrado em Tecnologias Educacionais Emergentes na Must University (Flórida-USA). Atuou como docente, Coordenador, Gestor e Diretor de instituições de ensino em Curitiba. Atualmente é Head of EdTech na Beenoculus – principal Startup da América latina em desenvolvimento de soluções em Realidade Virtual para a Educação | Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino | Palestrante de temas ligados à educação, tais como: educação disruptiva, metodologias ativas de ensino, ferramentas tecnológicas educacionais, as boas práticas pedagógicas na educação, educação para o século XXI, Educação 4.0 e Inovação em Serviços.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, seis cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.

 

Todas as notícias