5 grandes dúvidas sobre alinhadores transparentes

Cada vez mais utilizados no tratamento de alinhamento dentário, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o método

Cresce o número de pacientes que têm buscado os alinhadores transparentes como alternativa para o tratamento de alinhamento dentário. Mas, mesmo com a popularidade, o produto ainda gera curiosidade entre as pessoas. Entenda um pouco mais sobre a opção que ficou conhecida como uma solução mais discreta e confortável.

Como funcionam os alinhadores transparentes?

O tratamento com alinhadores transparentes é personalizado. O processo começa com um escaneamento digital da boca do paciente, resultando em um plano de tratamento detalhado e permitindo a visualização da progressão do tratamento até o resultado final. 

Com base nesse plano, uma série de alinhadores sequenciais é fabricada e entregue ao paciente para serem trocados em intervalos regulares, geralmente a cada duas semanas. Cada alinhador é projetado para mover os dentes gradualmente, conduzindo-os até a posição planejada e corrigindo problemas de alinhamento e oclusão ao longo do tratamento.

“Os alinhadores transparentes representam uma inovação na ortodontia, pois eles proporcionam um tratamento discreto e eficaz. Sua popularidade tem crescido também devido à estética, conveniência e conforto que oferecem aos pacientes”, comenta a dentista e supervisora de Treinamento e Educação da ClearCorrect, Fernanda Santini .

Para quais casos os alinhadores são indicados?

O alinhador pode ser usado para tratar diversos problemas ortodônticos, como espaçamentos entre os dentes, dentes desalinhados, problemas relacionados às mordidas e, também, casos mais complexos. No entanto, antes de iniciar o tratamento, é essencial consultar um dentista que vai realizar uma avaliação, indicando a melhor opção de tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.

A dentista também explica que o tratamento com alinhadores transparentes pode ser realizado ainda na infância, servindo para tratar e prevenir complicações futuras. “É muito importante a avaliação de um profissional na indicação do uso de alinhador nessa fase. Se a criança apresenta perda precoce de dentes, não tem espaço adequado na boca ou tem um grande desalinhamento, dentes cruzados, e tudo isso for tratado precocemente, a gente pode evitar um problema maior futuramente”, explica.  

O conforto é um dos principais benefícios?

Entre os principais relatos dos pacientes, está o conforto. Em qualquer tipo de tratamento ortodôntico ocorre a movimentação dos dentes o que pode causar algum nível de incômodo, mas, os pacientes relatam que, no geral, o incômodo é menor em comparação com os aparelhos tradicionais. Isso ocorre porque o material plástico usado na produção dos alinhadores é suave e se adapta bem aos dentes, reduzindo o desconforto, que tende a diminuir ao longo do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento?

A duração varia de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, mas geralmente fica entre 6 meses e pouco mais de um ano, nos casos mais complexos. O que é percebido é que, em muitos casos, os alinhadores tendem a corrigir o posicionamento dos dentes mais rápido do que outros tipos de tratamento. Vale lembrar que o resultado dentro do tempo estimado pelo dentista depende também da utilização correta dos alinhadores no dia a dia e a troca deles no período estabelecido.

Existe alguma restrição para comer e escovar os dentes ?

Não, e essa é uma das vantagens dos alinhadores transparentes. Por serem removíveis, eles podem ser retirados na hora das refeições e também no momento da escovação. Por isso, não existe nenhuma restrição alimentar durante o tratamento, permitindo que o paciente coma qualquer tipo de alimento.

Para os líquidos, é melhor evitar os que possuem cores escuras e açucarados. No caso de cafés e refrigerantes de cola, por exemplo, é importante retirar os alinhadores e escovar os dentes antes de colocá-los novamente, evitando manchas no produto. Isso mostra também que a higiene bucal é fácil, o que contribui para a manutenção da saúde bucal ao longo de todo o processo.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >