52% dos brasileiros na faixa dos 30 anos estão insatisfeitos com a carreira

[flgallery id=1009 /]

Adultos procuram salas de cursinhos para seguir novos caminhos profissionais e até recuperar sonhos esquecidos

Vestibular não é preocupação apenas para adolescentes. Muitos adultos, com vida estável, família e emprego estão buscando uma nova graduação – ou até a primeira – para fazer o que sempre sonharam. Segundo pesquisa feita pela Giacometti Comunicação, em 2016, 52% dos brasileiros na faixa dos 30 anos estão insatisfeitos com a carreira. Para mudar isso, muitos acabam voltando aos bancos dos cursos pré-vestibular para seguir um novo caminho.

A tarefa, porém, pode não ser muito simples. “Rever conceitos estudados há muito tempo e manter um ritmo de estudos puxado pode ser um desafio para quem já tem um emprego fixo ou filhos, mas, por outro lado, a maturidade e a experiência de vida podem ser aliados diferenciais, fazendo com que o aprendizado seja mais produtivo”, explica o diretor do Curso Positivo, Alceu Gnoatto. Além disso, o diretor ressalta que os adultos costumam ter mais foco e responsabilidade com os estudos, uma vez que eles mesmos arcam com as despesas e compreendem o quanto a dedicação é fundamental para o sucesso.

Atualmente, apenas 2% dos alunos do Curso Positivo têm 30 anos ou mais, um contraste com os mais de 5 mil alunos que frequentam o curso todos os dias. Um dos exemplos é Enaiê de Aprígio Zanotto. Com 33 anos, casada e há mais de uma década formada em Farmácia, ela resolveu voltar para as cadeiras do pré-vestibular para ir atrás do que sempre sonhou: a Medicina. “Quando eu era mais nova, não tinha condições de bancar o curso, então fiz o que era mais próximo e viável para o momento. Mas agora as coisas estão melhores e posso fazer o que sempre quis”, conta a farmacêutica.

Além do momento mais propício na vida, Enaiê explica que se sente mais madura e consciente para estar em um curso pré-vestibular. “A maturidade ajuda muito; vejo muitos adolescentes desperdiçando a oportunidade que têm, faltando aulas e não se dedicando, porque não têm noção do que podem conseguir aqui. Eu vejo cada aula como uma oportunidade de alcançar meu objetivo”, diz. Para conseguir acompanhar o conteúdo, porém, ela conta que fez algumas aulas a mais para lembrar disciplinas que têm mais dificuldade. Mas, segundo ela, “nada que um esforço a mais não resolva”. Germano Marcos Cheva está seguindo um caminho parecido. Aos 31 anos, o soldado da Polícia Militar, se prepara para a prova de Oficial. “Mesmo sendo um pouco cansativo, trabalhando de dia e estudando à noite, o cursinho foi o melhor meio que encontrei para me preparar”, conta.

Universidades

A procura de adultos por cursos de graduação também pode ser notada nos resultados de processos seletivos de universidades. No vestibular 2016/17 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), mais de 2 mil candidatos tinham mais de 30 anos de idade e, dentre eles, 12,4% foram aprovados. Além disso, os dados mostram que, dentre os quase 55 mil candidatos, mais de 6 mil já iniciaram algum curso superior e mais de 3 mil são formados. O maior motivo de prestar o vestibular ressalta a tendência em mudar de carreira: a maior parte dos candidatos alegou “desejar outra formação”, quando perguntados “qual sua principal razão para participar deste processo seletivo”. Os dados podem ser consultados em: https://goo.gl/TY6yS5.

 

Sobre o Curso Positivo

Fundado em 1972, o Curso Positivo nasceu de um sonho de um grupo de jovens professores, apaixonados pela profissão, que se uniram por um ideal: criar um curso pré-vestibular diferente, que acompanhasse os estudantes até os dias que antecediam o vestibular – algo pioneiro no Brasil, no início da década de 70. Desde então, o Curso Positivo se estabeleceu como uma instituição de destaque, registrando, historicamente, o maior índice de aprovação nos vestibulares mais concorridos das mais importantes faculdades e universidades do Paraná, bem como excelentes resultados nos exames das principais instituições de Ensino Superior do Brasil. O Curso Positivo conta com duas sedes em Curitiba (PR) e uma em Joinville (SC) e dispõe de uma equipe de professores com grande experiência, material didático de alta qualidade para a melhor preparação e um inovador sistema de aulas dinâmicas totalmente focado na aprovação dos vestibulandos. O Curso Positivo utiliza o Sistema Positivo de Ensino, da Editora Positivo, que fornece sistemas de ensino de vanguarda para escolas públicas e particulares, atingindo atualmente mais de 2 milhões de alunos no Brasil e no Japão.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >