8º Fórum Mundial da Água: Infraestrutura natural para segurança hídrica e adaptação à mudança do clima são debatidas em evento paralelo

[flgallery id=1411 /]

Side event promovido pela Fundação Grupo Boticário apresenta dois estudos de caso que tornaram possíveis a implantação de Soluções Baseadas na Natureza

 

A Natureza como Solução Integradora será o tema do side event promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza nesta quarta-feira (21/03), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília-DF.
O encontro, que acontece às 17h, irá abordar os benefícios da infraestrutura natural para segurança hídrica e adaptação à mudança do clima, ilustrados pela apresentação de dois estudos de caso em municípios brasileiros, ambos realizados pela Fundação Grupo Boticário. Um deles – executado em parceria com a World Resources Institute (WRI), The Nature Conservancy(TNC), Instituto BioAtlântica (IBIO), União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e FEMSA Foundation – contempla o Sistema Cantareira e, consequentemente, três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A intenção do projeto, ainda em desenvolvimento, é investir no avanço dos programas de infraestrutura natural nessas localidades e dar relevância nacional por meio de recomendações aos empreendimentos, provedores de água, agências públicas e governos, com o objetivo de aumentar os investimentos no uso de infraestrutura verde como parte da solução para a segurança hídrica no Brasil.
O segundo case é referente ao projeto “Produtor de Água do Rio Vermelho”, realizado em São Bento do Sul (SC) pela Prefeitura da cidade e pelo Serviço Autônomo de Água Esgoto (SAMAE) – autarquia vinculada à Prefeitura. A iniciativa, que utiliza a metodologia Oásis, conta com 17 propriedades contratadas que contribuem para a conservação de cerca de 450 hectares de Floresta com Araucárias, uma das mais ameaçadas do Brasil, por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
O Oásis é uma iniciativa de PSA – desenvolvida pela Fundação Grupo Boticário – estruturada em uma rede de impacto, que promove a valorização dos ambientes naturais por meio de mecanismos de incentivo econômico a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo.
“O objetivo desse evento será discutir oportunidades para investimentos em infraestrutura natural, apresentando o panorama de investimentos no mundo e estudos de caso realizados no Brasil. Queremos sensibilizar e capacitar tomadores de decisão dos setores público e privado, profissionais que atuam com recursos hídricos e instituições financeiras, sobre as vantagens de incorporar a natureza como elemento estratégico nas tomadas de decisão e como solução conciliadora, que gera múltiplos benefícios para a economia e para a sociedade”, destaca o analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e moderador do evento, Thiago Valente.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Jogador (2)
Com nova fórmula, Campeonato Paranaense 2026 terá patrocínio do Sicredi
Competição vai reunir os principais clubes de futebol do estado O Sicredi – instituição financeira...
Saiba mais >
CASA-LITERARIA-PAROLIN-2
Comunidade em Curitiba ganha espaço de leitura para crianças
A comunidade do Parolin, em Curitiba, passou a contar com um novo espaço dedicado à leitura, resultado...
Saiba mais >
Captura-de-tela-2025-12-22-171810
Papelaria afetiva é tendência para 2026
Conexão emocional, autoexpressão e experiências offline colocam a papelaria no centro do cotidiano de...
Saiba mais >
RJS-NH-crillon-169
Quatro passos para garantir a hospedagem perfeita
Evite ciladas e maximize sua experiência com escolhas conscientes Na hora de planejar uma viagem, seja...
Saiba mais >