8º Fórum Mundial da Água: Infraestrutura natural para segurança hídrica e adaptação à mudança do clima são debatidas em evento paralelo

[flgallery id=1411 /]

Side event promovido pela Fundação Grupo Boticário apresenta dois estudos de caso que tornaram possíveis a implantação de Soluções Baseadas na Natureza

 

A Natureza como Solução Integradora será o tema do side event promovido pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza nesta quarta-feira (21/03), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília-DF.
O encontro, que acontece às 17h, irá abordar os benefícios da infraestrutura natural para segurança hídrica e adaptação à mudança do clima, ilustrados pela apresentação de dois estudos de caso em municípios brasileiros, ambos realizados pela Fundação Grupo Boticário. Um deles – executado em parceria com a World Resources Institute (WRI), The Nature Conservancy(TNC), Instituto BioAtlântica (IBIO), União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e FEMSA Foundation – contempla o Sistema Cantareira e, consequentemente, três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A intenção do projeto, ainda em desenvolvimento, é investir no avanço dos programas de infraestrutura natural nessas localidades e dar relevância nacional por meio de recomendações aos empreendimentos, provedores de água, agências públicas e governos, com o objetivo de aumentar os investimentos no uso de infraestrutura verde como parte da solução para a segurança hídrica no Brasil.
O segundo case é referente ao projeto “Produtor de Água do Rio Vermelho”, realizado em São Bento do Sul (SC) pela Prefeitura da cidade e pelo Serviço Autônomo de Água Esgoto (SAMAE) – autarquia vinculada à Prefeitura. A iniciativa, que utiliza a metodologia Oásis, conta com 17 propriedades contratadas que contribuem para a conservação de cerca de 450 hectares de Floresta com Araucárias, uma das mais ameaçadas do Brasil, por meio de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
O Oásis é uma iniciativa de PSA – desenvolvida pela Fundação Grupo Boticário – estruturada em uma rede de impacto, que promove a valorização dos ambientes naturais por meio de mecanismos de incentivo econômico a proprietários que se comprometam com a conservação das áreas naturais e a adoção de práticas conservacionistas de uso do solo.
“O objetivo desse evento será discutir oportunidades para investimentos em infraestrutura natural, apresentando o panorama de investimentos no mundo e estudos de caso realizados no Brasil. Queremos sensibilizar e capacitar tomadores de decisão dos setores público e privado, profissionais que atuam com recursos hídricos e instituições financeiras, sobre as vantagens de incorporar a natureza como elemento estratégico nas tomadas de decisão e como solução conciliadora, que gera múltiplos benefícios para a economia e para a sociedade”, destaca o analista de projetos ambientais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e moderador do evento, Thiago Valente.
 
Sobre a Fundação Grupo Boticário
A Fundação Grupo Boticário é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial. A Fundação Grupo Boticário apoia ações de conservação da natureza em todo o Brasil, totalizando mais de 1.500 iniciativas apoiadas financeiramente. Protege 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado, por meio da criação e manutenção de duas reservas naturais. Atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e nas políticas públicas, além de contribuir para que a natureza sirva de inspiração ou seja parte da solução para diversos problemas da sociedade. Também promove ações de mobilização, sensibilização e comunicação inovadoras, que aproximam a natureza do cotidiano das pessoas.

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >