9ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação inicia na próxima terça-feira

Inovador e sustentável, evento terá debates sobre meio ambiente e definições de diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação
Mil e duzentos participantes se encontrarão a partir da próxima terça-feira (31/07), em Florianópolis (SC), para debater e ampliar conhecimentos sobre meio ambiente, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o evento trará, até o dia 2 de agosto, uma programação completa com palestras, simpósios, debates, apresentação de trabalhos técnicos e mostras que abordam o tema “Futuros possíveis: Economia e Natureza”.
Estão confirmados palestrantes de peso, como a sueca Matilda Van den Bosch, doutora em medicina, planejamento paisagístico e saúde pública;André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em gestão ambiental e editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”; Jason Clay, vice-presidente sênior de Mercados e Alimentação do WWF dos Estados Unidos; John Amos, geólogo e presidente da organização não-governamental SkyTruth; Pedro Paulo Diniz, empresário e ex-piloto de Fórmula1, que atualmente se dedica à produção em larga escala de alimentos orgânicos.
A abertura do evento será às 8h30 do dia 31, com a presença do diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário, Artur Gryanbaum, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, que falará em nome do Ministro de Estado do Meio Ambiente, além de autoridades, estudiosos do setor e convidados.
“Com a programação do IX CBUC, buscamos reafirmar que a conservação da biodiversidade é essencial para a qualidade de vida de todos os seres e para a economia, devendo ser priorizada nas políticas públicas e privadas e encarada como um diferencial dos países”, destaca a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Ela complementa lembrando que as escolhas individuais também têm impacto direto nos ecossistemas naturais e é justamente por isso que a organização do CBUC buscou soluções alternativas e inovadoras para reduzir ao máximo o impacto ambiental do evento. “Substituímos o guia de programação em papel pelo aplicativo de celular; os trabalhos técnicos serão apresentados em painéis eletrônicos, sem banners impressos; e estimulamos os congressistas a reduzir o seu consumo de plástico e outros descartáveis”, exemplifica Malu.

Programação
Ainda na terça-feira (31) começarão as conferências e os painéis do IX CBUC. O primeiro painel, com o tema “A Natureza como Oportunidade” terá a presença de Jason Clay (WWF), Pedro Paulo Diniz (Fazenda da Toca) e Denise Hamú (ONU Meio Ambiente). Em seguida, uma conferência com Matilda Van den Bosch (The University of British Columbia) abordará a “Conservação da natureza e a saúde pública”.
Na quarta-feira (1º), o dia iniciará com a conferência do jornalista André Trigueiro, sobre a relevância das áreas protegidas para a sociedade. Em seguida, o painel do dia “Conexão entre conservação e geração de valor à sociedade” contará com a participação de Bráulio Dias (Universidade de Brasília), Alvaro Vallejo (União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN), José Pedro de Oliveira Costa (Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente) e Maurizélia de Brito Silva (Rebio Atol das Rocas, ICMBio).
No último dia do Congresso (2), a atividade inicial será a votação das Moções, que terá início às 9h. Em seguida, o painel “Modelos de conservação e inovação: inspiração para o futuro” trará nomes como Emiliano Ramalho (Instituto Mamirauá), Marcos Da-Ré (Fundação CERTI) e John Amos (SkyTruth).
A programação completa e a lista de palestrantes do IX CBUC encontra-se neste link.
Simpósios paralelos
Outro evento será realizado de forma simultânea ao CBUC: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que contará com a participação de alguns dos maiores especialistas do mundo na temática e ocorrerá nas tardes de terça a quinta-feira. O Simpósio destinará espaço a discussões centradas em assuntos relacionados à conservação dos oceanos, ecoturismo em áreas protegidas e negócios de impacto em conservação da natureza.
Mais informações sobre os Simpósios estão disponíveis neste link.

Programação aberta
O IX CBUC também oferece uma extensa programação gratuita aberta a todos os públicos. Dentro da programação estão atividades com personalidades reconhecidas nacionalmente por seus trabalhos e por suas ações ligadas à natureza, incluindo gastronomia, música, teatro e documentários.
Já a Mostra de Conservação da Natureza será um espaço propício para que dezenas de instituições públicas e privadas divulguem suas ações em prol da conservação da natureza, assim como iniciativas inspiradoras e de vanguarda. Também com entrada gratuita, tanto para congressistas como para o público geral, a Mostra garantirá que todos tenham a oportunidade de conhecer práticas inovadoras que aliam a conservação à economia.
Confira aqui a programação completa, aberta ao público.
Serviço
IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
Quando: De 31 de julho a 2 de agosto
Onde: Centro de Convenções – Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis – SC)
Mais informações: www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc

Share:

Latest posts

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: divulgação
Toners viram bancos: iniciativa da Posigraf ganha prêmio por inovação gráfica
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Crédito: divulgação
Gráfica paranaense conquista quatro prêmios por excelência gráfica e responsabilidade ambiental
A Posigraf foi reconhecida pela excelência de suas práticas e projetos ambientais ao conquistar quatro...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Vale do Itajaí recebe dirigentes do Litoral do Paraná para troca de experiências em educação pública
Santa Catarina foi destino da Expedição de Aprendizagem Participativa que reuniu, entre os dias 1º e...
Saiba mais >
Instituto Positivo
Expedição leva representantes da educação do Litoral do Paraná ao Vale do Itajaí
Entre os dias 1º e 4 de julho, 15 representantes das Secretarias de Educação do Litoral do Paraná participaram...
Saiba mais >