Inovador e sustentável, evento terá debates sobre meio ambiente e definições de diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação
Mil e duzentos participantes se encontrarão a partir da próxima terça-feira (31/07), em Florianópolis (SC), para debater e ampliar conhecimentos sobre meio ambiente, durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o evento trará, até o dia 2 de agosto, uma programação completa com palestras, simpósios, debates, apresentação de trabalhos técnicos e mostras que abordam o tema “Futuros possíveis: Economia e Natureza”.
Estão confirmados palestrantes de peso, como a sueca Matilda Van den Bosch, doutora em medicina, planejamento paisagístico e saúde pública;André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em gestão ambiental e editor-chefe do programa “Cidades e Soluções”; Jason Clay, vice-presidente sênior de Mercados e Alimentação do WWF dos Estados Unidos; John Amos, geólogo e presidente da organização não-governamental SkyTruth; Pedro Paulo Diniz, empresário e ex-piloto de Fórmula1, que atualmente se dedica à produção em larga escala de alimentos orgânicos.
A abertura do evento será às 8h30 do dia 31, com a presença do diretor-presidente da Fundação Grupo Boticário, Artur Gryanbaum, e do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, que falará em nome do Ministro de Estado do Meio Ambiente, além de autoridades, estudiosos do setor e convidados.
“Com a programação do IX CBUC, buscamos reafirmar que a conservação da biodiversidade é essencial para a qualidade de vida de todos os seres e para a economia, devendo ser priorizada nas políticas públicas e privadas e encarada como um diferencial dos países”, destaca a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. Ela complementa lembrando que as escolhas individuais também têm impacto direto nos ecossistemas naturais e é justamente por isso que a organização do CBUC buscou soluções alternativas e inovadoras para reduzir ao máximo o impacto ambiental do evento. “Substituímos o guia de programação em papel pelo aplicativo de celular; os trabalhos técnicos serão apresentados em painéis eletrônicos, sem banners impressos; e estimulamos os congressistas a reduzir o seu consumo de plástico e outros descartáveis”, exemplifica Malu.
Programação
Ainda na terça-feira (31) começarão as conferências e os painéis do IX CBUC. O primeiro painel, com o tema “A Natureza como Oportunidade” terá a presença de Jason Clay (WWF), Pedro Paulo Diniz (Fazenda da Toca) e Denise Hamú (ONU Meio Ambiente). Em seguida, uma conferência com Matilda Van den Bosch (The University of British Columbia) abordará a “Conservação da natureza e a saúde pública”.
Na quarta-feira (1º), o dia iniciará com a conferência do jornalista André Trigueiro, sobre a relevância das áreas protegidas para a sociedade. Em seguida, o painel do dia “Conexão entre conservação e geração de valor à sociedade” contará com a participação de Bráulio Dias (Universidade de Brasília), Alvaro Vallejo (União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN), José Pedro de Oliveira Costa (Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente) e Maurizélia de Brito Silva (Rebio Atol das Rocas, ICMBio).
No último dia do Congresso (2), a atividade inicial será a votação das Moções, que terá início às 9h. Em seguida, o painel “Modelos de conservação e inovação: inspiração para o futuro” trará nomes como Emiliano Ramalho (Instituto Mamirauá), Marcos Da-Ré (Fundação CERTI) e John Amos (SkyTruth).
A programação completa e a lista de palestrantes do IX CBUC encontra-se neste link.
Simpósios paralelos
Outro evento será realizado de forma simultânea ao CBUC: o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, que contará com a participação de alguns dos maiores especialistas do mundo na temática e ocorrerá nas tardes de terça a quinta-feira. O Simpósio destinará espaço a discussões centradas em assuntos relacionados à conservação dos oceanos, ecoturismo em áreas protegidas e negócios de impacto em conservação da natureza.
Mais informações sobre os Simpósios estão disponíveis neste link.
Programação aberta
O IX CBUC também oferece uma extensa programação gratuita aberta a todos os públicos. Dentro da programação estão atividades com personalidades reconhecidas nacionalmente por seus trabalhos e por suas ações ligadas à natureza, incluindo gastronomia, música, teatro e documentários.
Já a Mostra de Conservação da Natureza será um espaço propício para que dezenas de instituições públicas e privadas divulguem suas ações em prol da conservação da natureza, assim como iniciativas inspiradoras e de vanguarda. Também com entrada gratuita, tanto para congressistas como para o público geral, a Mostra garantirá que todos tenham a oportunidade de conhecer práticas inovadoras que aliam a conservação à economia.
Confira aqui a programação completa, aberta ao público.
Serviço
IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação
Quando: De 31 de julho a 2 de agosto
Onde: Centro de Convenções – Centrosul (Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro, Florianópolis – SC)
Mais informações: www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc