A interferência humana nas mudanças climáticas

Por Leila Teresinha Maranho, bióloga, doutora em Engenharia Florestal, coordenadora do Mestrado Profissional em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo (UP)

Estima-se que o planeta Terra tem, aproximadamente, 4 bilhões de anos. Durante esse período, ele passou por diferentes transformações que foram divididas em eras geológicas. Essas eras correspondem a grandes intervalos de tempo que foram divididos ainda, em períodos. Evidências demonstram que, durante todos esses períodos, aconteceu extinção em massa, isto é, o decréscimo da biodiversidade devido à extinção de vários grupos de seres vivos ao mesmo tempo. As causas dessas extinções podem variar, porém, são fortes as evidências que indicam que elas não sejam resultado de um fato isolado, mas da combinação de vários fenômenos. Entre os principais acontecimentos podem ser citados choques de asteroides, erupções vulcânicas, alterações climáticas, entre outros.
A história do clima da Terra nos mostra que as eras do gelo vêm e vão e são causadas por mecanismos naturais que a humanidade é incapaz de controlar. E que, ao longo da história, a extinção de espécies e mudanças climáticas são comuns. A raiz de muitos problemas ambientais, se não todos, nos coloca diante do problema “o tamanho da população humana”. Erroneamente, se diz que a população global tem crescido exponencialmente. No entanto, em uma população que cresce exponencialmente, a taxa de aumento por indivíduo é constante. Mas a população humana cresce a uma taxa em aceleração. Mais pessoas significa o aumento por demanda de energia e maior consumo de recursos não renováveis, como combustíveis fósseis, petróleo, carvão e gás natural. Esses combustíveis se originaram a partir de restos de seres vivos que foram se depositando ao longo de milhões de anos em camadas muito profundas da crosta terrestre e transformados pela ação da temperatura e pressão e, em curto prazo de tempo, o homem explora e os queima, liberando para a atmosfera grandes quantidades de carbono, quantidades estas que foram acumuladas há cerca de 65 milhões de anos.
Sem dúvida nenhuma, o uso de combustíveis fósseis tem fornecido energia para transformar grande parte do nosso planeta por meio do desenvolvimento industrial, da agricultura intensiva e da urbanização. Entretanto, é evidente a interferência das ações humanas sobre uma diversidade de problemas ambientais, entre eles, as mudanças climáticas. A compreensão das mudanças climáticas envolve muitos fatos, a evidência é bastante clara a partir de observações e análises, mas os fatos não são suficientes. O papel dos cientistas é apresentar os fatos, as perspectivas e as consequências, mas a decisão sobre o que fazer com eles envolve todos. Assim, os valores, a equidade entre nações e gerações, os interesses, o princípio da precaução, a ideologia e muitos outros fatores entram em jogo para decidir se não devemos fazer nada e sofrer as consequências, ou se devemos agir. O fato é que a mudança climática é um problema global com graves implicações: ambiental, social, econômica, política – e representa um dos principais desafios que a humanidade se depara nos dias atuais e, certamente, enfrentará em um futuro não muito distante. Os cientistas têm dois desafios urgentes: avançar no conhecimento científico e envolvê-lo integralmente nas políticas locais, nacionais e globais.
 
 

Share:

Latest posts

Divulgação
Valmet reúne tecnologias e serviços para a cadeia da madeira na Lignum Latin America 2026
Créditos: Leonardo Passau
Ventura Shopping promove campanha Compre e Ganhe durante Semana do Cliente
Divulgacao-IMG-4.jpg
Plaza Campos Gerais promove ação para o Dia do Cliente com roleta de brindes

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Valmet reúne tecnologias e serviços para a cadeia da madeira na Lignum Latin America 2026
Portfólio inclui soluções para manuseio de madeira, biomassa e MDF, além de serviços voltados à eficiência...
Saiba mais >
Créditos: Leonardo Passau
Ventura Shopping promove campanha Compre e Ganhe durante Semana do Cliente
No período de 9 a 15 de setembro, consumidores poderão ganhar brindes exclusivos Para celebrar o Dia...
Saiba mais >
Divulgacao-IMG-4.jpg
Plaza Campos Gerais promove ação para o Dia do Cliente com roleta de brindes
No dia 15 de setembro, os clientes poderão participar gratuitamente da ação por meio do aplicativo PODI...
Saiba mais >
Ganhador-poupanca-cianorte - -Jhon-Marlon-Feltrin-Prodentes - -eletricista-industrial (1)
Sicredi já distribuiu mais de R$ 3 milhões em prêmios para estimular o hábito de poupar
Mais de 400 associados já foram contemplados em 2026 na campanha Poupança Premiada, que segue até dezembro...
Saiba mais >