Adaptação a mudanças: inédito caso de evolução rápida de um animal é reportado em Goiás

[flgallery id=1137 /]

Pesquisa que analisa possibilidades de extinção de espécies identificou lagartixa que se adaptou para sobreviver em região inundada por hidrelétrica

A Usina Hidrelétrica da Serra da Mesa, em Goiás, é palco de um dos primeiros casos do mundo de evolução rápida em função de ação humana. Pesquisadores descobriram que a lagartixa Gymnodactylus amarali se adaptou em apenas 15 anos, modificando suas características para conseguir sobreviver em um habitat que foi modificado. O réptil desenvolveu uma cabeça maior para poder comer alimentos maiores e assim garantir sua sobrevivência na região inundada. A pesquisa foi iniciada com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e foi publicada em agosto na PNAS, a revista da Academia de Ciências dos Estados Unidos.
De acordo com o biólogo Reuber Brandão, membro da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza e professor da Universidade de Brasília, a lagartixa ilustra o impacto que o homem causa na natureza e como as espécies estão lidando com essas transformações. O lago criado pela usina hidrelétrica deu origem a diversas ilhas que isolaram as espécies nativas da região. “Nossa pesquisa apurou que muitas espécies foram extintas com a mudança no habitat, seja por isolamento de populações ou por falta de alimento disponíveis. A lagartixa que estudamos conseguiu sobreviver ampliando sua dieta pela ingestão de  cupins maiores, que antes eram alimentos de outras espécies”, explica. A mudança ocorreu de forma semelhante em diversas ilhas da região e não nos indivíduos que ficaram nas margens do lago.
A alteração na região da Serra da Mesa, além de gerar a evolução rápida na lagartixa Gymnodactylus amarali, resultou na extinção de várias espécies. Já se sabe que metade das espécies de sapos (19) foram extintas em apenas três anos e metade das espécies de lagartixas, cerca de 8, deixaram de existir em 15 anos na região.
Combate à extinção
A pesquisa que identificou o caso da lagartixa servirá também para entender a dinâmica de extinções em eventos de fragmentação de habitat, visando prevenir a extinção de outras espécies, de acordo com Reuber Brandão. “O lago da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa está sendo um grande laboratório. O objetivo é criar um modelo que consiga ajudar no manejo de unidades de conservação e assim preservar a biodiversidade”, analisa. Reuber também explica que, com as informações do habitat e a história evolutiva das espécies, será possível conseguir prever quais são as mais suscetíveis a sofrer extinção e quais os cuidados preventivos que devem ser tomados.
 
Sobre a Rede de Especialistas em Conservação da Natureza
A Rede de Especialistas em Conservação da Natureza é uma reunião de profissionais, de referência nacional e internacional, que atuam em áreas relacionadas à proteção da biodiversidade e assuntos correlatos, com o objetivo de estimular a divulgação de posicionamentos em defesa da conservação da natureza brasileira. A Rede foi constituída em 2014, por iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. 

Share:

Latest posts

Foto: Carolina Ferraz
Curitiba recebe Campeonato Brasileiro de Kart na maior pista indoor do Brasil
Celso Tacla
ARTIGO - A IA ficou mais rápida. A decisão humana precisa ficar melhor
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais-01-2
Shopping Plaza Campos Gerais atinge faturamento de R$ 100 milhões no primeiro semestre e anuncia Centro de Convenções 

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto: Carolina Ferraz
Curitiba recebe Campeonato Brasileiro de Kart na maior pista indoor do Brasil
Ventura Shopping será sede da primeira etapa da competição, que reúne pilotos de diferentes estados e...
Saiba mais >
Celso Tacla
ARTIGO - A IA ficou mais rápida. A decisão humana precisa ficar melhor
*por Celso Tacla, Vice Presidente Executivo da Valmet América Latina A inteligência artificial já mudou...
Saiba mais >
Divulgacao-Plaza-Campos-Gerais-01-2
Shopping Plaza Campos Gerais atinge faturamento de R$ 100 milhões no primeiro semestre e anuncia Centro de Convenções 
Com mais de seis meses de operação em Ponta Grossa (PR), empreendimento consolida taxa de ocupação de...
Saiba mais >
Passionata-em-alta
10 curiosidades surpreendentes sobre o alimento mais versátil do mundo
Eleito melhor queijeiro do Brasil, Kennidy de Bortoli fala sobre a evolução do queijo e sua influência...
Saiba mais >