Notícias Central Press

ADE/Granfpolis lança programa para gestores escolares

Postado no dia: 7 de dezembro de 2018
ADE/Granfpolis lança programa para gestores escolares

União e troca de experiências é ferramenta importante para aprimorar práticas de gestão das escolas

O programa “Gestores Escolares em Movimento” nasceu da identificação de uma demanda dos diretores escolares e compõe uma das metas do ADE. Trata-se de encontros periódicos para proporcionar estudos, diálogos e trocas de experiências, além de fortalecer o trabalho de gestão de cada coordenador e diretor. “Será uma oportunidade ímpar para troca de experiências, reflexão, colaboração e integração do trabalho coletivo do ADE em nosso território. ”, destaca Antão Antonio David, assessor em assuntos educacionais da Associação Granfpolis.

A programação é 100% gratuita: “O único custo para os municípios é o de deslocamento dos profissionais para os polos, que serão determinados levando em conta as demandas a serem atendidas em cada microrregião”, explica Mário Fernandes, Secretário de Educação de Águas Mornas e um dos líderes do ADE/Granfpolis. Ele reforça que “um programa como esse, que marca a qualificação administrativa e pedagógica dos gestores das escolas, é fundamento de suma importância para a qualidade de ensino oferecida às nossas crianças”.

As atividades serão desenvolvidas tanto por meio de encontros presenciais, como a distância. Os temas a serem trabalhados em cada módulo respondem às demandas do dia a dia dos gestores e foram alicerçados nos Indicadores da Qualidade na Educação, propostos pelo INEP: Ambiente Educativo; Prática Pedagógica; Avaliação; Gestão Escolar Democrática; Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola; Ambiente Físico Escolar; e Acesso, Permanência e Sucesso na Escola. “O programa vai promover mais integração da escola com o território no qual está inserida, visando maior participação de todos”, afirma Adriana Heiderscheidt dos Santos, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Monsenhor José Locks, no município de Major Gercino.

Parceria

O evento também celebra a parceria do ADE Granfpolis com o Movimento Santa Catarina pela Educação, que apoiará um dos módulos previstos para o primeiro semestre de 2019. O programa terá um total de 7 módulos, e 2 deles acontecem ainda este ano. Para Tito Alfredo Schmitt, vice-presidente regional Sudeste da FIESC e presidente da Câmara Regional do Movimento Santa Catarina pela Educação, “o dirigente pode e deve atuar para que o espaço da escola seja saudável e estimulante e, por isso, seu aperfeiçoamento é tão importante”.

Todas as notícias