Alerta: os perigos da Páscoa para os Pets

[flgallery id=819 /]

Chocolates e outros alimentos oferecem risco à saúde dos animais de estimação

A Páscoa é um momento de confraternização e de presentear amigos e parentes com guloseimas, mas é um período de grande risco para os pets. Protagonista da Páscoa, o chocolate torna-se um grande vilão se ingerido por animais, podendo até mesmo levar o bichinho à morte.
O chocolate é produzido com cacau, que é rico em substâncias estimulantes do sistema nervoso central, como a cafeína e a teobromina, a principal vilã para os animais. Os efeitos dessa substância no organismo dos pets variam conforme a raça, mas geralmente a dose tóxica é de 100 a 175mg de teobromina por kg de peso no cão e de 80 a 150mg por kg de peso no gato. A quantidade de teobromina varia de acordo com o chocolate. Quanto mais escuro for o chocolate, maior a quantidade de cacau e, consequentemente, mais teobromina. Por exemplo, cada 100 gramas de chocolate ao leite contém 154 miligramas de teobromina, no chocolate meio amargo são 528 miligramas e no chocolate de culinária (aquele usado em bolos e ovos de Páscoa caseiros), 1.365 miligramas.*
Como os cães e gatos são ineficientes em metabolizar a teobromina, o consumo de chocolate pode levar a um quadro extremamente perigoso de intoxicação, sendo os principais sinais clínicos vômito, diarreia e polidipsia (sede excessiva), nos casos mais leves, e arritmias, hiperatividade, tremores, convulsões e óbito, nos casos mais graves. Os riscos são maiores para filhotes, idosos, gatos e cães de pequeno porte. Os mesmos perigos também valem para outros pets, como coelhos, porquinhos da índia e mini pigs. “A quantidade de teobromina no chocolate é suficiente para o consumo seguro por humanos, mas não para os nossos pets”, explica Adriane Molardi Bainy, veterinária do HiperZoo. “O tutor também deve lembrar de manter os chocolates muito bem guardados, longe do alcance dos animais, pois, atraídos pelo aroma, os pets podem roubar o doce”.
O alerta vale também para os alimentos presentes nas refeições de Páscoa. Os molhos, temperos, sal, abacate, uvas e passas são perigosos para os animais também. “Se o tutor deseja oferecer uma refeição especial para seu pet, pode preparar um peixe sem espinhos. Nada de sal, temperos, alho ou cebola. E também oferecer legumes cozidos e frutas sem sementes”, comenta Adriane. “Como mimos de Páscoa há opções produzidas especialmente para os pets, como chocolates para animais e petiscos exclusivos”.
De olho nas tendências, o mercado pet já oferece diversos petiscos produzidos com ingredientes seguros e nutritivos para os animais. São ovos de Páscoa, bombons, muffins, waffers e snacks variados. Até mesmo os animais com problemas de sobrepeso ou alergias alimentares podem ganhar um agrado. Há opções de snacks ligths, ossinhos naturais e petiscos hipoalergênicos, produzidos sem sal, corantes ou conservantes, por exemplo. “Buscamos disponibilizar uma grande variedade de petiscos e até mesmo cestas de Páscoa em nossa loja para que os pets possam celebrar com seus tutores de forma segura”, relata Patrícia Maeoka, sócia-proprietária do HiperZoo. “E para ser ainda mais divertido, oferecemos também roupinhas e fantasias de coelhinhos e laços, gargantilhas e gravatas temáticas em nosso banho e tosa. A Páscoa vai ser muito bem comemorada pelos pets”.
Para apresentar os petiscos e delícias para os pets, o HiperZoo convidou algumas empresas parceiras para oferecem amostras e degustações no sábado (8). Nesse fim de semana, o Pet Center também estará presente na ExpoPet Curitiba, feira especializada do setor, apresentando as opções para Páscoa e demais produtos e serviços ofertados.
(*Fonte: site O Cachorro Verde).
 
Serviço
HiperZoo
Rua Desembargador Westphalen, 3.448 – Curitiba/PR
Telefone: (41) 3078-0909
Site: www.hiperzoo.com.br
Participação na ExpoPet Curitiba
Stand nº 24
Quando: 7 a 9 de abril, sexta e sábado das 14h às 22h e domingo das 13h às 21h
Onde: Expo Renault Barigui – Parque Barigui – Rua Batista Ganz, 430 – Curitiba – PR
Entrada: R$8,00
Site: www.expopetcuritiba.com.br
Sobre o HiperZoo
Inaugurado em outubro de 2016, o HiperZoo disponibiliza mais de 20 mil produtos e serviços voltados ao mercado pet. A loja possui dois andares, estacionamento próprio com 40 vagas e conceito de shopping center, numa área total de três mil metros quadrados.
Inspirado no mercado americano, o empreendimento é dividido em espécies e tamanhos de animais. Para as famílias com crianças, o lugar é um espaço de lazer, com aves silvestres, peixes das mais diversas espécies, lago de carpas, jardim vertical, répteis e pequenos animais, como furões, coelhos, hamsters e outros roedores. O espaço também conta com programação de eventos, palestras e treinamentos para pets e seus donos.
No piso superior, o consumidor encontra uma boutique pet, rações e área de produtos para cães e gatos, além de um espaço kids. Na parte inferior, as alas dos peixes, das aves, dos répteis, pequenos pets e animais de fazenda. Uma área especial de casa e jardim oferece produtos para a parte externa das residências e todos os tipos de medicamentos.
O piso inferior abriga também uma área de convivência, com cafeteria, entre o lago de carpas e o centro de estética animal, que é uma atração à parte. Com capacidade de atendimento de 500 pets por semana e área exclusiva para gatos, o centro de estética HiperZoo oferece desde os banhos e tosas mais simples, aos verdadeiros rituais de beleza, como cauterização de pelos, banho de vinho e hidratação marroquina.
O HiperZoo conta também com consultórios veterinários e espaço para eventos, que irá abrigar festas temáticas para os bichinhos de estimação, com direito a lista de presentes e bolo de aniversário especial. Na segunda fase do plano de expansão, serão construídos hospital veterinário, hotel e creche 24 horas para animais. Até o final de 2017, o empreendimento ultrapassará 5 mil metros quadrados.

Share:

Latest posts

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

3767C-20221022-0059 (1)
Adegas residenciais ganham mais espaço unindo funcionalidade e design
Com diferentes tamanhos e materiais, os espaços para coleção de vinhos se tornam aliados na hora de compor...
Saiba mais >
BRU18815 (1)
Valmet Agreements: soluções personalizadas para atender indústria de Celulose e Papel
Com atendimento personalizado, multinacional finlandesa propõe novo modelo de gerenciamento de contrato...
Saiba mais >
AYOSHII-SOLAIA-aereaB-rev03 - 1-
Arquitetura adaptativa: construções verdes residenciais crescem 40%
Dentre as tendências para um futuro mais sustentável, a construção civil explora soluções inovadoras...
Saiba mais >
DJI-0017 (1)
Dor no bolso: conheça as principais despesas para empresas com frota própria de veículos
Com 20% das companhias privadas optando por frotas terceirizadas, setor vê crescimento. No começo do...
Saiba mais >