Alinhadores são uma opção para quem quer fazer um novo tratamento ortodôntico?

Entenda se é possível realizar um segundo tratamento com alinhadores, mesmo após já ter passado por outro procedimento antes

Com o avanço da tecnologia na odontologia, surgiram alternativas mais confortáveis e discretas para o tratamento ortodôntico. Atualmente, muitas pessoas que já passaram por um tratamento convencional estão buscando novas soluções para realinhar seu sorriso. Diante dessa situação, os alinhadores transparentes vêm se destacando como uma das opções de tratamento.

O que são os alinhadores transparentes?

Os alinhadores transparentes são uma alternativa aos tratamentos ortodônticos tradicionais. Consistem em placas transparentes e removíveis, feitas de material plástico de alta resistência e tecnologia avançada, projetadas sob medida para cada paciente com base na posição atual dos dentes e no movimento necessário para alcançar a correção desejada. Tudo a partir de um planejamento digital cuidadoso.

Adultos e o segundo tratamento ortodôntico

Diversos adultos que passaram por tratamentos ortodônticos quando eram mais novos não conseguiram alcançar o resultado desejado ou voltaram a apresentar desalinhamentos dentários com o passar do tempo. Isso ocorre por vários motivos: não utilização de contenções após o tratamento, movimentação natural dos dentes ao longo dos anos ou mudanças na estrutura óssea facial.

Aqueles que já usaram aparelhos metálicos no passado, muitas vezes têm dúvidas sobre a possibilidade de fazer um novo tratamento. Segundo o Dr. Daniel Neves, dentista parceiro da ClearCorrect, essa é uma dúvida corriqueira nos consultórios. “O paciente precisa estar ciente de que existem alternativas hoje que são extremamente confortáveis e rápidas, proporcionando a ele um sorriso renovado, com os dentes na posição desejada. Isso é válido tanto para a estética quanto para a funcionalidade, permitindo uma mastigação mais bem distribuída, reduzindo o desgaste dos dentes, as dores articulares e prevenindo problemas dentários que poderiam surgir a longo prazo”, conta.

Consultar um especialista é indispensável para iniciar um novo tratamento ortodôntico

Realizar uma avaliação completa da saúde bucal com um dentista especialista antes de começar um novo tratamento ortodôntico é fundamental. Ele solicitará radiografias e outros exames para obter uma visão detalhada das estruturas dentárias e ósseas. 

Cada caso é único, e a decisão será baseada em diversos fatores, incluindo o estado atual dos dentes, a saúde bucal, a estabilidade da mordida após o tratamento anterior e a viabilidade de correção com o uso dos alinhadores.

Quais são as vantagens dos alinhadores para um segundo tratamento?

Os alinhadores transparentes apresentam diversas vantagens em relação aos aparelhos ortodônticos convencionais. Pelo fato de serem praticamente invisíveis, eles permitem que o paciente não chame atenção ao longo do tratamento. São fabricados com plástico suave, por isso, o tratamento se torna mais confortável e evita ferimentos bucais. Além disso, devido ao planejamento 100% digital, tendem a ter resultados mais previsíveis.

A praticidade que esse tipo de alinhador traz permite que, em alguns casos, as consultas ao dentista sejam feitas com maiores intervalos de tempo, facilitando a vida de pacientes com uma rotina mais apurada. Outro ponto importante é que, por ser removível, ele pode ser retirado para as refeições e para a realização da higiene bucal.

Para que o segundo tratamento ortodôntico tenha resultados mais duradouros, seguir as orientações do dentista é fundamental para obter os melhores resultados e conquistar um sorriso saudável e bonito


Sobre a ClearCorrect

Presente em mais de 40 países, a ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo. Desde 2018, a marca está presente no Brasil – trazida pelo Grupo Straumann -, se consolidando no primeiro mercado fora dos Estados Unidos, com produção concentrada em fábrica própria em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões da arcada, resultando na remodelação óssea, além de levar à correção da má-oclusão com a elaboração de um planejamento ortodôntico virtual. Mais informações em www.clearcorrect.com.br.

Share:

Latest posts

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Freepik
Universidade Positivo recebe feira de adoção de cães nesta quarta-feira (12)
Evento tem animais do Complexo Penitenciário de Piraquara disponíveis para adoção A Universidade Positivo...
Saiba mais >
Crédito: Marcos Vinícius
Às vésperas do Dia dos Namorados, shopping promove encontro para solteiros
Com música, cardápio especial de bebidas e comidas, cinema e decoração romântica, a 9.ª edição da Sessão...
Saiba mais >
Foto: divulgação
Caminhada melhora saúde, fortalece vínculos sociais e promove solidariedade
Exercício é capaz de combater doenças, melhorar a saúde mental e até contribuir com a economia A caminhada...
Saiba mais >
mice
Revista MICE Curitiba chega à terceira edição
Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo...
Saiba mais >