+55 41 3026.2610

Notícias Central Press

Alunos aderem ao ensino on-line pelo celular

Postado no dia: 26 de agosto de 2020
Alunos aderem ao ensino on-line pelo celular
  1. Créditos: acervo pessoal
  2. Créditos: acervo pessoal

Pesquisa revela que quase 70% do público pesquisado têm usado um smartphone para acessar aulas e atividades escolares

O celular é hoje o principal meio de acesso à internet no país. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgados em abril deste ano, mostram que o smartphone já é usado atualmente por quase todos os brasileiros para acessar a rede. Massificado, como ferramenta de uso comum a todos no dia a dia para trabalho e comunicação de uso pessoal e social, o celular não poderia ficar de fora do contexto de alunos que se vêem diante de um volume cada vez maior de conteúdos didáticos on-line. 

E com a pandemia e a suspensão do ensino presencial, a necessidade de acesso à aulas, atividades e materiais acabou por intensificar o uso dessa ferramenta também entre crianças e jovens. Dados da Conquista Solução Educacional, que atende hoje mais de 1.700 escolas em todo o Brasil, mostram que 69% dos acessos realizados em sua plataforma de conteúdos on-line foram realizados por meio de um celular. Com o fechamento das escolas no modo presencial, para alcançar os mais de 180 mil alunos distribuídos por todo o país, atendidos pelo sistema de ensino, a Conquista Solução Educacional disponibilizou um guia de estudos on-line (www.conquistaguia.com.br) para manter o aprendizado durante o isolamento social. Todo o conteúdo do guia está aberto também para o público em geral. Nos últimos 4 meses, foram mais de 400 mil downloads e 3.338.652 de visualizações na plataforma. São mais de 600 mil usuários e a maioria deles acessando os conteúdos por um smartphone. O estado com maior número de acessos via mobile é a Bahia, onde de cada 150 alunos que acessam o Guia da Conquista, 100 deles o fazem pelo celular. 

“Já era comum que um aluno com acesso à internet buscasse conteúdos gratuitos no YouTube, no portal de sua escola, ou até mesmo em outras plataformas voltadas para a aprendizagem. Com a pandemia, isso se acelerou e as instituições de ensino precisam se adaptar a essa nova realidade”, explica o gerente de Conteúdo Digital e Avaliações da Positivo Soluções Didáticas, Fabricio Cortezi Moura. Segundo elea, na hora de oferecer conteúdo on-line para alunos, é importante analisar a distribuição do acesso à internet via smartphones no Brasil – que já ultrapassa o acesso via computadores pessoais – para disponibilizar conteúdos e proporcionar o processo de aprendizagem em todos os tipos de dispositivos, com boa navegabilidade e alcançando assim o maior número possível de estudantes.

Para a consultora pedagógica da Conquista, Ana Paula Menezes de Santana, o número alto de acessos via smartphone se dá, principalmente, pela falta de disponibilidade de aparelhos maiores na maioria dos lares. “Nós não esperávamos que o maior acesso fosse pelo celular, principalmente pelo tamanho da tela, mas quando começamos a receber os relatórios, vimos que tinha mais a ver com fato de que muitas famílias não têm computador ou notebook em casa – e quando tem, os pais estão utilizando para o trabalho, que agora se intensificou via home office”, interpreta a pedagoga. 

Quezia Carvalho Cristal Paes, mãe da aluna Maria Clara, de 5 anos, que estuda na Escola Crescimento, em Salvador, conta que, apesar de estar sendo uma nova experiência, a filha tem aprendido muito utilizando os materiais pelo celular. “A Maria Clara tem gostado bastante de estudar através do celular utilizando aplicativos e o portal Conquista. Ela não usava aparelhos eletrônicos, apenas esporadicamente para assistir desenhos ou algum joguinho educativo, e agora passou a usar com frequência para estudar. Acredito que têm sido de grande valia e ajuda para as crianças e pais neste momento de pandemia”, afirma.

Sobre a Conquista Solução Educacional

A Conquista é uma solução educacional que oferece aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio uma proposta de educação e futuro que integra a família, a escola e a comunidade. Com diversos recursos, material didático completo e livros de Empreendedorismo e Educação Financeira, o objetivo da solução é ajudar, de forma consistente, os alunos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de suas capacidades. Atualmente, mais de 1800 escolas de todo o Brasil utilizam a solução. 

Todas as notícias