Alunos de universidade de Curitiba são premiados pela Fiocruz

A Reunião Anual de Iniciação Científica, a Raic 2022, do ICC-Fiocruz Paraná, premiou três alunos da Universidade Positivo (UP). Os estudantes Bárbara Tavares Bezerra, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Daniela Martins Silveira, de Biomedicina; e Alexandre Tumelero Junior, também de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, conquistaram as três primeiras posições entre 20 estudantes de várias universidades de Curitiba e Região Metropolitana.

A jovem Bárbara, de 21 anos, conquistou o primeiro lugar com um projeto que propõe um tratamento eficaz para a “criptococose”, doença causada por fungos das fezes de pombos, que ainda tem alta taxa de mortalidade no Brasil.

Da mesma forma, a colega Daniela Martins Silveira, de 22 anos, estudante do 7.º período de Biomedicina, levou o segundo lugar na Raic 2022. Ela mapeou redes de deslocamentos para internações no período neonatal de recém-nascidos residentes no Paraná nos triênios 2008-2010 e 2017-2019. Durante a pesquisa, foi possível analisar que mesmo com os avanços ainda há deslocamentos extensos entre municípios de residência e internação.

Já Alexandre Tumelero Junior, 25 anos, ficou com o terceiro lugar com a pesquisa sobre a interação entre duas proteínas do Trypanossoma cruzi. Essas proteínas estão relacionadas com a regulação da “tradução” nos parasitas e não são encontradas nos seres humanos, representando um possível alvo para tratamento ou cura para a Doença de Chagas. Ele cursa o 7.º período de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Gabriel Spinillo Dudeque e Rafaela Balduíno, receberam menção honrosa.

Share:

Latest posts

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

IMG-1595 (1)
Digitalização e ESG impulsionam modernização do setor ferroviário brasileiro
Ferramentas de inteligência artificial e monitoramento digital foram apresentadas em encontro técnico...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Incorporadora curitibana lança plataforma gratuita de treinamentos para corretores imobiliários
Iniciativa pioneira da GT Building reforça compromisso com educação corporativa e oferece acesso aberto...
Saiba mais >
Ricardo Reis
CEO da Reis Real Estate lança Síndico de Sucesso, guia prático para impulsionar carreiras e elevar o padrão da gestão condominial no Brasil
Obra de Ricardo Reis propõe nova visão sobre a profissionalização da gestão condominial no país A Reis...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Empreendimento residencial no Paraná aposta em tripla certificação e práticas inéditas de sustentabilidade
Projeto da GT Building combina eficiência hídrica e energética, conforto ambiental e paisagismo regenerativo...
Saiba mais >