[flgallery id=389 /]
Os cursos de Engenharia da Computação e Psicologia da Universidade Positivo (UP) desenvolveram um aplicativo para ajudar os jovens na difícil tarefa de escolher a profissão. Pesquisa da Universidade com 5 mil estudantes do Ensino Médio mostra que mais de 30% deles ainda não decidiram para qual curso vão se inscrever nos vestibulares do fim do ano. O estudo mostra uma realidade recorrente: estudantes entram indecisos no Ensino Superior e a consequência é inevitável: 20% dos universitários abandonam o curso nos dois primeiros anos da faculdade, gerando custos enormes para a educação.
O aplicativo, chamado Vocação UP, foi apresentado na Mostra de Profissões da Universidade Positivo. Disponível em IOS e Android para download gratuito, ele descreve 36 situações vivenciadas em profissões e pergunta ao usuário com quais delas ele mais se identifica. O resultado mostra com que área do conhecimento o estudante tem mais afinidade e indica os cursos superiores que se encaixam nessas áreas. Para o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro “Profissões: pais preocupados, filhos inseguros’’, a receita para a escolha da profissão não é tão simples como dividir entre exatas, humanas e biológicas e optar por um dos cursos oferecidos, baseado nas disciplinas que mais lhe agradam. “Esse é um bom começo, mas não é tudo”, ressalta.
Para ele, é importante que o jovem conheça a diversidade de profissões que o mercado oferece e identifique quais atividades desenvolvidas mais lhe agradam. Essa metodologia, baseada na lei da motivação estudada pela neurociência, vai de encontro com uma constatação levantada por Carraro em entrevista com profissionais de sucesso: “para ser um profissional bem-sucedido, é preciso gostar da profissão”. Por isso, o orientador aconselha que o candidato procure vivenciar o dia a dia das profissões que mais lhe encantam. “Entre dois caminhos a seguir, o cérebro prefere o mais prazeroso. E ele vai apontar qual o seu caminho”, garante.
Sobre a Universidade Positivo –A Universidade Positivo (UP) concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece 59 cursos de Graduação (33 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 26 Cursos Superiores de Tecnologia), três programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Em Curitiba, a UP conta com três campus: Ecoville, que ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados, Praça Osório, no centro da cidade, e Mercês – Catarina Labouré. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. É considerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a melhor universidade privada do Paraná, pelo quarto ano consecutivo.