Arauco começa nova parceria com a Valmet para se tornar primeira fábrica autônoma de celulose

[flgallery id=3803 /]

A Valmet e a Arauco assinaram um acordo para desenvolver a nova linha 3 da fábrica de celulose da Arauco no Chile, que a tornará a planta mais autônoma do mundo. A Valmet fornecerá soluções de Internet Industrial, compostas de aplicações para otimização da fábrica, controladores avançados de performance e e monitoramento, bem como serviços especializados. 

O objetivo é melhorar a eficiência geral e a lucratividade de todo o complexo, ao coordenar e otimizar a cadeia produtiva. O suporte especializado será fornecido diretamente no local, e remotamente por meio dos Valmet Performance Centers, localizados na América do Sul e nos países nórdicos.

A Linha 3 da planta da Arauco, localizada na região de BíoBío, está sendo construída a partir do projeto MAPA, um grande investimento para expandir a capacidade atual de produção de celulose da companhia chilena. Conforme anunciado em 2018, a Valmet fornecerá secagem e enfardamento de celulose, caldeira de recuperação e caldeira de biomassa para a iniciativa.

“Desde que iniciamos o projeto MAPA, em 2011, queríamos que ele representasse uma contribuição real para a região e também estivesse de acordo com os padrões ambientais exigidos atualmente. Desde o início, este projeto contemplou um amplo programa de investimentos em tecnologia, eficiência energética e big data, que tornarão os processos muito mais eficientes. Nossa parceria com a Valmet representa mais um passo no desenvolvimento sustentável do projeto e acreditamos que é fundamental ter um aliado de alto nível que garanta os padrões e as melhores tecnologias disponíveis no mercado”, afirma o vice-presidente sênior de Pessoas e Sustentabilidade da Arauco, Charles Kimber.

“Esta é uma verdadeira parceria, em que criamos em conjunto a solução para melhor atender às necessidades da Arauco. Com esta colaboração, será possível maximizar a produção da fábrica e caminhar para uma planta autônoma. Neste projeto, utilizamos nosso sólido know-how de processos e automação, e combinamos nossa forte presença local na América do Sul com todos os nossos recursos globais. O objetivo comum, nesta primeira fase, é garantir o sucesso do comissionamento do projeto MAPA, com rápido start-up, curva de ramp-up e melhora na eficiência geral e da lucratividade da fábrica nos próximos anos”, diz o gerente geral da Valmet na região dos Andes, Félix Hernaiz.

Informações técnicas

O contrato inclui várias aplicações de otimização de fábricas da Valmet, que propiciam uma maneira completamente nova de melhorar a lucratividade. As aplicações de Mill Wide Optimization usam a melhora do fluxograma de processo para automatizar as decisões e coordenar as ações da área de processo, gerando planos de produção e qualidade para cada área da planta, com o intuito de aumentar a produção e reduzir custos. 

Além disso, a Valmet fornecerá aplicações de otimização, monitoramento avançado e predição para as áreas de processo selecionadas, com foco no secador de celulose e caldeiras de energia e recuperação. As otimizações são baseadas nas medições do analisador de kappa, brilho e álcali.

Um especialista da Valmet estará diariamente na fábrica e os especialistas visitarão o complexo regularmente para avaliar seu desempenho. Um serviço abrangente de Data Discovery também será implementado durante o período de cinco anos de contrato.

“Este agreement combina Mill Wide Optimization, controles avançados de processo (APC), aplicações de analítica e serviços remotos do Valmet Performance Center. Estamos usando o Valmet Customer Portal como nosso espaço de colaboração digital para fornecer acesso fácil às aplicações avançadas e à equipe de especialistas da Valmet ”, explica o vice-presidente de Internet Industrial da multinacional finlandesa, Jari Almi.

Valmet Industrial Internet

No início de 2020, a companhia lançou uma gama completa de novas soluções de Internet Industrial orientadas por dados para produtores de celulose, papelão, papel, tissue e energia. Esses dispositivos do Valmet Industrial Internet (VII) combinam aplicações avançadas de monitoramento e predição, Controladores Avançados de Processo (APC), simuladores de processos dinâmicos e serviços remotos dos Valmet Performance Centers em soluções abrangentes, que fornecem benefícios tangíveis aos clientes.

O objetivo é utilizar de forma eficiente os dados e a experiência da Valmet para reduzir o consumo de energia, melhorar a eficiência química e ambiental, otimizar a qualidade da celulose e do papel, aumentar a confiabilidade do processo, maximizar a produção e permitir o gerenciamento eficiente dos equipamentos do cliente.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos tecnológicos, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br

Sobre a Arauco

A Arauco é uma empresa global de produtos florestais, que atua nos negócios florestal, celulose, madeira serrada, compensado, painéis compostos, marcenaria e energia renovável. A companhia fatura cerca de US $5 bilhões e opera com um total de 42 serrarias, fábricas de painéis e fábricas de celulose na América do Norte, América do Sul, Europa e África do Sul.

Share:

Latest posts

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Créditos: Rutenio Júnior
Shopping promove tributo à banda RBD
O Ventura Shopping realiza, nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h30, um tributo ao RBD como parte da...
Saiba mais >
Crédito: Envato
Por que empresas de sucesso apostam na diversidade?
Companhias que promovem a diversidade colhem benefícios como inovação, criatividade e um ambiente de...
Saiba mais >
mice
MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios
Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22 de julho, às 19h, na Fazenda Churrascada Ampliar...
Saiba mais >
Comum entre crianças e adolescentes, desalinhamento dental causa dificuldades na mastigação e fala, distúrbios no sono e pode ocasionar perda de dentes Créditos: Envato
Mais de 35% dos adolescentes brasileiros possuem condição de saúde bucal que pode afetar a qualidade de vida; saiba qual
Impactos, além da estética, incluem função mastigatória e saúde das articulações A má oclusão, conhecida...
Saiba mais >