Arquitetura sustentável ganha destaque no Legend Nova Campinas

[flgallery id=3578 /]

Grande parte do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos atualmente no Brasil vem da construção civil. Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) o País gera mais de 290 mil toneladas de entulho por dia. 

Para reduzir o impacto ambiental e promover ações e debates entre os colaboradores que trabalham nas obras, foi criado em 2019, pelo Instituto A.Yoshii, o Projeto Obra & Arte, que busca ressignificar o uso de materiais utilizados na construção civil e transformar itens que seriam descartados em mobiliários e peças decorativas. Itens feitos com vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame, por exemplo, fazem parte da composição de mobiliários que foram desenvolvidos por colaboradores da construtora A.Yoshii, sob curadoria do Coletivo ÔDA Design.

A exposição das peças já passou por Curitiba e Londrina (PR) – onde a construtora também atua – e, atualmente, estão sendo utilizadas para compor a decoração dos apartamentos nos showrooms da A.Yoshii. Em Campinas (SP), uma peça do projeto ganhou destaque no apartamento modelo do Legend Nova Campinas.

De acordo com a arquiteta responsável pelo design de interiores da construtora, Juliana Meda, esse tipo de iniciativa é muito importante para reduzir o impacto ambiental e, também, motivar os colaboradores. “Reutilizar os resíduos da construção civil representa um novo começo, uma nova vida para o material, que ganha uma nova forma, em forma de cadeiras e outras peças de decoração, por exemplo. Os itens, além de agregar valor ao imóvel, dão vida ao ambiente e motivam os funcionários das obras, que aprendem novas técnicas”, explica.

Grupo A.Yoshii

Fundado em 1965, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e interior de São Paulo; pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural; e atua em Obras Corporativas, atendendo a grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br

Share:

Latest posts

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

WhatsApp-Image-2024-02-20-at-17.48
Exposição Traços do Cotidiano explora a beleza das coisas simples
“Tudo pode ser transformado em arte”, afirma a artista plástica Magali Tieppo Robaina, responsável pela...
Saiba mais >
NoahMGA - 1-
Hall de entrada: boas-vindas e impressão marcante à primeira vista
Ambientes destacam-se em projetos arquitetônicos, refletindo o luxo e a sofisticação dos edifícios Não...
Saiba mais >
Selective focus shot of basil leaves
5 plantas que afastam o mosquito da dengue
Com um aumento de mais de 445% nos casos da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, a adoção...
Saiba mais >
_- 65 - 2-
Arte da sustentabilidade: exposição gratuita apresenta itens decorativos inovadores feitos com resíduos da construção civil
Até 1.º de março, Instituto A.Yoshii destaca mais de 40 obras únicas criados nos projetos Obra&Arte...
Saiba mais >