Artigo: A demagogia da violência e a violência da demagogia

Por André Giamberardino, professor da Universidade Positivo e da UFPR, defensor público no estado do Paraná

O projeto do “Estatuto de Controle de Armas de Fogo”, que revoga o Estatuto do Desarmamento e flexibiliza restrições para a posse e o porte, não tem nada a ver com a proteção da vida humana.

Sua perspectiva de aprovação deve ser compreendida no contexto de fragilidade institucional do país e do oportunismo de setores do mercado. Não se trata de discutir segurança pública ou direito à autodefesa: trata-se apenas de negócios. Não é à toa que dados oficiais do TSE indicam a doação de valor próximo a R$ 3 milhões a candidatos e comitês partidários, apenas nas últimas eleições, por parte de grandes empresas do ramo.
É por isso que espanta a facilidade pela qual tantos embarcam com ingenuidade no discurso sedutor segundo o qual todo “cidadão de bem”, diante da ineficiência do Estado, tem o direito de andar armado para se defender dos “bandidos”.
Apenas demagogia, incapaz de se sustentar em suas próprias premissas. A distinção entre “bandidos” e “cidadãos de bem” não passa de retórica vazia: atiradores em shoppings e escolas, por exemplo, eram todos “cidadãos de bem” até fazerem o que fizeram. Ou “bandido” seria quem tem inquéritos policiais ou processos criminais em andamento? Pois uma das alterações propostas derruba a restrição ao porte de armas hoje existente justamente para esses casos! É evidente que o princípio da presunção de inocência deve ser defendido sempre, mas é impossível não se estarrecer com a incoerência entre o discurso e o que o projeto propõe. Esperemos que a presunção de inocência seja lembrada também na hora de atirar contra o próximo a quem defino como ameaça, e não sirva apenas como regra de ouro para vender mais armas e munições.
É comprovado que boa parte dos homicídios decorre de atos impulsivos, sem premeditação, desdobramentos infelizes e trágicos de brigas de bar, no trânsito ou em casa. O debate honesto deverá admitir, nesse sentido, que a redução da disponibilidade e do número de armas de fogo em circulação é diretamente associada à redução das mortes violentas. Se continuam a circular nas mãos de organizações criminosas, o que se há de fazer é combater o tráfico de armas e suas causas, valorizando e buscando um novo papel à polícia dentro da democracia. Transformar as relações sociais em um permanente faroeste em potencial não é a medida mais inteligente, muito menos eficaz.
Legítima defesa não é um direito em abstrato, mas sim uma situação muito específica que autoriza o sujeito a agir com violência no caso de injusta agressão atual ou iminente, e apenas na medida necessária para tanto. Pressupor que devemos sair às ruas prontos para, a qualquer momento, agir em legítima defesa significa dizer que há uma ameaça em cada esquina, em cada vizinho, em cada cidadão: é o sepultamento da cidade, do espaço público, da cidadania, em prol de uma sociedade fundada no medo e em uma filosofia pseudo “anarcoliberal” de radicalização do individualismo.
A primeira arma aos 21 anos, presente para o filho. Cinquenta balas por mês, até nove armas em casa. Ocorre que não há salvação para a segurança pública sem o resgate do espaço público e de políticas que valorizem a convivência e a coexistência. A banalização da violência significa a vitória desta última, não seu combate. Como canta O Rappa, afinal, também morre quem atira.

Share:

Latest posts

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Academia-XPLAY-3
Academia XPlay acelera ritmo do Shopping Plaza Campos Gerais
Nova operação de 1.200 m² está instalada no piso G1, com estacionamento gratuito para alunos, área kids...
Saiba mais >
Envato Imagens
Dia Nacional de Combate ao Fumo: 6 sinais na saúde bucal que fumantes não devem ignorar
Tabagismo está entre os principais fatores de risco para doenças da boca; cirurgiã-dentista orienta sobre...
Saiba mais >
Divulgação
Ventura Shopping celebra 25 anos de Harry Potter com sessão especial de "A Pedra Filosofal"
Cinesystem reexibe o primeiro filme da saga em 30 de agosto, com experiência temática no Ventura Shopping Os...
Saiba mais >
Sarah Laurindo
Ventura Shopping promove segunda edição do Encontro de AUmigos em celebração ao Dia do Cachorro
Evento gratuito reúne pets, tutores e parceiros em uma tarde de atividades, entretenimento e incentivo...
Saiba mais >