Artigo: A rainha da Inglaterra faz 90 anos: Deus salve a democracia!

[flgallery id=150 /]

Por Daniel Medeiros, Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de História do Curso Positivo

A comemoração no dia do aniversário, 21 de abril, é sempre discreta. A festa mesmo fica para um sábado de junho, quando o tempo está melhor e as pessoas podem sair às ruas e, principalmente, ao Mall, avenida na qual ocorre a aparição pública da monarca. Depois de acenar para os súditos, a rainha participa de um almoço para 10 mil convidados. Os convites são pagos mas, destes, 9 mil são distribuídos para cerca de 600 entidades filantrópicas ajudadas pela rainha, que  podem revender 40% deles pelo preço que conseguirem para levantar fundos para suas atividades. Um cambismo do bem!
A rainha assumiu o trono em 1953. É, portanto, o maior reinado da história da Inglaterra, desbancando o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória. Só para comparar, a rainha Elizabeth viu tomarem posse 13 presidentes brasileiros nesse período, 11 presidentes americanos e 13 primeiros ministros ingleses. E depois dizem que o parlamentarismo é um sistema de governo instável… Os críticos da monarquia inglesa afirmam que é um absurdo o Estado pagar para uma família real improdutiva. De fato, o erário público gasta cerca de 40 milhões de libras por ano com as despesas da rainha e seus familiares. Porém, segundo a agência Visit Britain, em 2010, as receitas com turismo chegaram a 500 milhões de libras com as atrações reais, como o Palácio de Buckingham ou a Torre de Londres. Ou seja, a rainha e todo o aparato que a cerca é fonte de uma “indústria” extremamente lucrativa. Não é à toa que, em uma pesquisa feita em 2013, 77% dos britânicos disseram-se favoráveis à manutenção da monarquia.
Mas esse apoio todo não é só por causa do turismo. Então, qual o segredo da monarquia inglesa? Sem dúvida alguma, a democracia. A rainha não tem poderes reais. É uma figura moral, um símbolo do Império que já foi grande mas que nunca perdeu a majestade. Se já foi opressor e cruel, hoje está na vanguarda dos direitos e garantias aos cidadãos. E esse orgulho de pertencer a um país que busca governar para todo o seu povo tem na rainha discreta e silenciosa, sempre impecável e disposta, mesmo aos 90 anos, uma referência importante.
Curiosamente, no mesmo dia 21 de abril, lembramos a execução da sentença dada por outra rainha, D. Maria I. A vitima, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, condenado por trair a Coroa Portuguesa. Tiradentes liderou um movimento republicano que desejava impedir o arrocho tributário que era imposto por Portugal sem retorno aos cidadãos de Minas Gerais. O movimento queria fundar uma Universidade e pelo menos ele, Tiradentes, parecia querer também o fim da escravidão. Comemorar é lembrar juntos: pois lembremos que, República ou Monarquia, o que faz bem e deve ser defendido, é a democracia.

Share:

Latest posts

Hard Rock Café Curitiba
Kero Hard Run Curitiba: evento solidário reúne 320 corredores com propósito de arrecadar fundos para ONG internacional
parquinho-aerea
Parque Barigui recebe manhã literária gratuita para crianças neste sábado
Ribs-Rocker-Crown (1)
Outback oferece bebida refil gratuita na compra da Ribs Rocker Crown por tempo limitado

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Hard Rock Café Curitiba
Kero Hard Run Curitiba: evento solidário reúne 320 corredores com propósito de arrecadar fundos para ONG internacional
Hard Rock Cafe sediará evento de 15 horas que une corrida, rock e solidariedade de impacto global Quinze...
Saiba mais >
parquinho-aerea
Parque Barigui recebe manhã literária gratuita para crianças neste sábado
O Parquinho Positivo, no Parque Barigui, recebe neste sábado (25), uma programação especial em celebração...
Saiba mais >
Ribs-Rocker-Crown (1)
Outback oferece bebida refil gratuita na compra da Ribs Rocker Crown por tempo limitado
Como parte da campanha Back to Outback, que celebra o retorno de itens icônicos escolhidos...
Saiba mais >
DUPLADIPLOMACAO
Sem vestibular, nem Enem: conheça outra forma de ingresso em universidades brasileiras
32 universidades brasileiras agora aceitam o certificado do International Baccalaureate (IB) como forma...
Saiba mais >