Artigo: A rainha da Inglaterra faz 90 anos: Deus salve a democracia!

[flgallery id=150 /]

Por Daniel Medeiros, Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor de História do Curso Positivo

A comemoração no dia do aniversário, 21 de abril, é sempre discreta. A festa mesmo fica para um sábado de junho, quando o tempo está melhor e as pessoas podem sair às ruas e, principalmente, ao Mall, avenida na qual ocorre a aparição pública da monarca. Depois de acenar para os súditos, a rainha participa de um almoço para 10 mil convidados. Os convites são pagos mas, destes, 9 mil são distribuídos para cerca de 600 entidades filantrópicas ajudadas pela rainha, que  podem revender 40% deles pelo preço que conseguirem para levantar fundos para suas atividades. Um cambismo do bem!
A rainha assumiu o trono em 1953. É, portanto, o maior reinado da história da Inglaterra, desbancando o recorde de sua tataravó, a rainha Vitória. Só para comparar, a rainha Elizabeth viu tomarem posse 13 presidentes brasileiros nesse período, 11 presidentes americanos e 13 primeiros ministros ingleses. E depois dizem que o parlamentarismo é um sistema de governo instável… Os críticos da monarquia inglesa afirmam que é um absurdo o Estado pagar para uma família real improdutiva. De fato, o erário público gasta cerca de 40 milhões de libras por ano com as despesas da rainha e seus familiares. Porém, segundo a agência Visit Britain, em 2010, as receitas com turismo chegaram a 500 milhões de libras com as atrações reais, como o Palácio de Buckingham ou a Torre de Londres. Ou seja, a rainha e todo o aparato que a cerca é fonte de uma “indústria” extremamente lucrativa. Não é à toa que, em uma pesquisa feita em 2013, 77% dos britânicos disseram-se favoráveis à manutenção da monarquia.
Mas esse apoio todo não é só por causa do turismo. Então, qual o segredo da monarquia inglesa? Sem dúvida alguma, a democracia. A rainha não tem poderes reais. É uma figura moral, um símbolo do Império que já foi grande mas que nunca perdeu a majestade. Se já foi opressor e cruel, hoje está na vanguarda dos direitos e garantias aos cidadãos. E esse orgulho de pertencer a um país que busca governar para todo o seu povo tem na rainha discreta e silenciosa, sempre impecável e disposta, mesmo aos 90 anos, uma referência importante.
Curiosamente, no mesmo dia 21 de abril, lembramos a execução da sentença dada por outra rainha, D. Maria I. A vitima, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes, condenado por trair a Coroa Portuguesa. Tiradentes liderou um movimento republicano que desejava impedir o arrocho tributário que era imposto por Portugal sem retorno aos cidadãos de Minas Gerais. O movimento queria fundar uma Universidade e pelo menos ele, Tiradentes, parecia querer também o fim da escravidão. Comemorar é lembrar juntos: pois lembremos que, República ou Monarquia, o que faz bem e deve ser defendido, é a democracia.

Share:

Latest posts

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

mustang2 (1)
Ford Slaviero realiza evento em comemoração aos 60 anos do lendário Mustang
22.° edição do evento reúne fãs do modelo em Curitiba Realizado na concessionária Ford Slaviero, uma...
Saiba mais >
CIEE-por-GusBenke-50
De Libras à logística: cursos gratuitos são oportunidade de capacitação com certificado
CIEE/PR oferece 22 opções presenciais em Curitiba para pessoas a partir de 14 anos; formação em Libras...
Saiba mais >
3903C-20230302-0048 (1)
Vero Vittá: inspiração para viver com qualidade e exclusividade no alto da Gleba Palhano
Lançamento de alto padrão da A.Yoshii traz espaços de lazer diferenciados e localização privilegiada...
Saiba mais >
FOTO-HARROCK-JE-2 (1)
Hard Rock Cafe Curitiba anuncia novidades no cardápio de almoço
Lunch menu tem novos preços e opções para quem busca pratos executivos com um toque de Rock’n Roll Conhecido...
Saiba mais >