Artigo: A vítima comum da Direita e da Esquerda

Por Daniel Medeiros, Doutor em Educação Histórica pela UFPR e professor no Curso Positivo

O final do século XX e essas duas primeiras décadas do século XXI revelaram uma mudança muito expressiva na noção geral sobre o “futuro”. As utopias revolucionárias do fim do XIX e primeiras décadas do XX – tanto comunistas quanto fascistas – imaginavam um lugar e um tempo no qual as sociedades – de classe, no primeiro caso; nacionais, no segundo – viveriam, conjuntamente, uma espécie de “paraíso” na Terra, livres dos infortúnios econômicos e dos inimigos raciais e/ou religiosos.
E qual mudança vem se processando? A ascensão de um novo tipo de aspiração de vida, focado no presente e não mais no futuro. Uma aspiração hedonista, alimentada pela quebra das tradições e pela busca pela flexibilização do trabalho, além da fantástica multiplicação dos contatos, graças às redes sociais. Mudanças que liberaram desejos antes ignorados ou fortemente reprimidos, de uso pessoal do tempo, do corpo, das ideias, da força produtiva, e expressos em conquistas e lutas, como a onda de empreendedorismo, a liberação sexual, as mudanças de relação com o sucesso e o dinheiro, a busca por formas mais imediatas e prazerosas de “ganhar a vida”.
Todas essas mudanças atingem, principalmente (o que é óbvio!) os jovens. E, por isso, causam estranheza e, em muitos casos, repulsa dos mais velhos. A nova relação com o espaço público – que se torna lugar de lazer ao invés de lugar de debate, protesto – passa a ser vista como “alienação”; a nova relação com o Eu (self), narcisismo e superficialidade.
Difícil entender que estas mudanças traduzem, na verdade, um passo para frente do que nos acostumamos a chamar de Modernidade: o que já foi revolucionário ao romper com as hierarquias baseadas no sangue e nos títulos de nobreza, nas tradições locais, em nome de uma realização racional e universal, é agora abalada outra vez por uma nova “onda”:  a da diversidade, da quebra da ideia de progresso e futuro, em nome de uma satisfação imediata, descontraída e descompromissada. E tendo no indivíduo, presente e ativo, livre e criativo, alegre e opinativo, o centro dessa nova organização econômica, social e política.
As correntes ideológicas ainda predominantes, tanto de “direita” quanto de “esquerda”, insistem nos velhos jargões de pátria, nação, classe, futuro, progresso ou tradição e glória. E estes discursos surtem ainda grande efeito, principalmente entre os mais velhos e assustados, entre os trabalhadores das fábricas e funcionários públicos, entre os carentes e dependentes dos programas sociais e mesmo entre as novas gerações que internalizam esses discursos e enxergam seus desejos como “incorretos”.  Mas a “velha” política, ao reagir a esta busca de uma nova identidade como alienação e ignorância, não faz mais do que fizeram aqueles que recusaram o recado do primeiro corajoso que saiu da caverna e voltou para avisar: “o que sustenta os discursos de vocês não passam de sombras projetadas nas paredes.”
 

Share:

Latest posts

Janaína Vale, engenheira de Segurança do Trabalho da Valmet, refletindo o avanço da presença feminina no setor.
Atuação de mulheres em cargos de liderança salta 216% na Valmet e sinaliza transformação no setor industrial
Done_DSC6951-Edit (1) (1)
Plaza Campos Gerais oferece estacionamento gratuito no horário de almoço
BI-Angelo-121
Rumo à universidade: seis dicas para montar um cronograma de estudos

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Janaína Vale, engenheira de Segurança do Trabalho da Valmet, refletindo o avanço da presença feminina no setor.
Atuação de mulheres em cargos de liderança salta 216% na Valmet e sinaliza transformação no setor industrial
Multinacional finlandesa registra aumento expressivo na ocupação de cargos de diretoria e gerência por...
Saiba mais >
Done_DSC6951-Edit (1) (1)
Plaza Campos Gerais oferece estacionamento gratuito no horário de almoço
Benefício é válido de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e garante mais comodidade para quem deseja...
Saiba mais >
BI-Angelo-121
Rumo à universidade: seis dicas para montar um cronograma de estudos
Professores mostram como tornar o planejamento mais efetivo e melhorar o desempenho nos vestibulares...
Saiba mais >
IMG-0120 (1)
Oeste do Paraná recebe a elite mundial da queijaria fina em evento no Biopark
3º Conecta Queijo integra pesquisadores, acadêmicos e cadeia produtiva em imersão com oficinas, visitas...
Saiba mais >