Artigo: Análise de dados: a tendência que fará sua empresa crescer em 2019

* Por Márcio Viana

Final de ano é momento de planejar as ações para o próximo período, com a definição de metas que ajudem a empresa a alcançar seus objetivos. Nesse cenário, a análise de dados torna-se cada vez mais vital: em tempos de big data, com previsão de que até 2020 sejam gerados 44 trilhões de gigabytes, é necessário que a informação seja tratada com seriedade, com a extração de insights que vão realmente embasar as novas estratégias.
Para chegar a esses números, as companhias devem consolidar seus dados e analisar os resultados para entender a evolução histórica e novas oportunidades. Enquanto algumas levam dias ou semanas nesse processo, outras se beneficiam da tecnologia, com a extração imediata de dados organizados em softwares, que auxiliam no processo de gestão. Além da rapidez na obtenção de informações, há também a segurança e a integridade dos dados, que correspondem de maneira fiel às movimentações empresariais.
A análise de dados (analytics) tem se tornado uma tendência em um mundo cada vez mais imediatista. Para se alinhar às necessidades dos clientes, a tomada de decisões passa a demandar agilidade e isso só é possível em companhias que estão buscando se transformar digitalmente. Com indicadores precisos e confiáveis, é possível ter mais inteligência nas decisões, que passam a mapear futuras necessidades e potenciais nichos de mercado – alguns até não explorados.
Nesse cenário de tendências, a inteligência artificial desponta como ferramenta para automatizar a análise, contextualizando a grande massa de dados e gerando ideias em uma velocidade nunca vista anteriormente. As próximas etapas se tornam previsíveis nessa dinâmica, que ainda ganha portabilidade com o uso de dispositivos mobile, com consultas sendo efetuadas a qualquer momento e em qualquer lugar. Dessa forma, a gestão se torna dinâmica o suficiente para que o responsável possa encontrar as respostas na velocidade demandada pelo mercado, sem perder a assertividade que fará o negócio crescer.
As empresas que vão crescer no próximo ano já deram início a essa estratégia em 2018, e isso aconteceu quando decidiram utilizar a tecnologia como base para a geração de ideias e novos negócios. Colocar a gestão assertiva como prioridade, com investimentos para gerenciamento de dados e segurança da informação, são passos importantes. E serão etapas imprescindíveis com a nova Lei Geral de Proteção de Dados que, além de regular os dados que poderão ser armazenados, demandará processos mais eficientes para o armazenamento de informações, afetando a maneira como as informações serão utilizadas.
Na hora de planejar as próximas ações, se um sistema de gestão ainda não faz parte dos seus objetivos, saiba que é hora de considerá-lo. Somente assim será possível não só atender ao cliente da melhor forma, mas, também, estar alinhado aos desafios de um mercado volátil e desafiador, e, principalmente, preparado para tomar as decisões certas no momento exato.
 
*Márcio Viana é diretor executivo da TOTVS Curitiba

Share:

Latest posts

Foto-de-divulgacao-fachada - -Outback-Steakhouse-Sem-validade - 1-
Outback expande presença em Curitiba com inauguração de unidade no Shopping Palladium
Parceria-Plaza-Campos-Gerais-e-time-Operario-no-Estadio-Germano-Kruger (1)
Plaza Campos Gerais fecha naming rights de setor do Estádio Germano Krüger
Envato Imagens
Maio Vermelho reforça alerta: casos de câncer de boca devem ultrapassar 15 mil por ano no Brasil

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Foto-de-divulgacao-fachada - -Outback-Steakhouse-Sem-validade - 1-
Outback expande presença em Curitiba com inauguração de unidade no Shopping Palladium
Nova unidade contou com investimento médio de R$ 6 milhões e gerou 86 empregos diretos O Outback Steakhouse...
Saiba mais >
Parceria-Plaza-Campos-Gerais-e-time-Operario-no-Estadio-Germano-Kruger (1)
Plaza Campos Gerais fecha naming rights de setor do Estádio Germano Krüger
Unindo a força do novo gigante do varejo à tradição do futebol de Ponta Grossa (PR) em uma estratégia...
Saiba mais >
Envato Imagens
Maio Vermelho reforça alerta: casos de câncer de boca devem ultrapassar 15 mil por ano no Brasil
Campanha nacional de conscientização ganha força e se conecta ao Dia Mundial Sem Tabaco, em 31 de maio,...
Saiba mais >
Vanessa Andretta
Ventura Shopping inaugura espaço temático dedicado à Copa do Mundo 2026
Com espaço de trocas de figurinhas e ativações especiais, empreendimento transforma a paixão pelo futebol...
Saiba mais >