Artigo: Como sobreviver ao estágio

[flgallery id=818 /]

Por Livia Antonelli, analista de Recursos Humanos e responsável pelo programa trainee do Grupo Positivo

Conquistar o primeiro estágio – e se manter nele – parece mais difícil que passar no vestibular. E muitas vezes é. As escolhas e atitudes do candidato são avaliadas constantemente pelos recrutadores e superiores e, por isso, é importante estar preparado não só tecnicamente, mas também do ponto de vista comportamental. Mas como fazer isso? Primeiro, quem está à procura de estágio deve preparar seus perfis virtuais para possíveis visitas de empregadores. As fotos de balada devem ser publicadas somente de maneira restrita aos amigos, por exemplo. Começar a preparar o perfil profissional desde cedo é um treino importante para a carreira, independente da área escolhida.

Os primeiros passos podem ser dados em projetos dentro da própria universidade, com as empresas juniores, centros acadêmicos e outros projetos que tragam experiência e experimentação. Portais e centros como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Associação Brasileira de Estágio (Abre) são ótimos caminhos para encontrar oportunidades – e aí é importante conhecer o perfil e a cultura da empresa que oferece a vaga. Hoje em dia, pode-se dizer que os papeis estão invertidos e é o candidato que escolhe a empresa – e não o contrário. No entanto, escolher pelo valor da remuneração pode ser arriscado. Fazer estágio não vai deixar ninguém rico, mas vai dar oportunidades de pôr a mão na massa e estar próximo do mercado de trabalho. Ganhando experiências dessa forma é o melhor caminho para conseguir uma posição que tenha uma boa remuneração no futuro.
Também é importante lembrar que fazer estágio não é uma via de mão única. O papel do estagiário é importante para a empresa que o contratou e é preciso corresponder à altura (ou mais, se quiser impressionar). Ter iniciativa, interagir com a equipe, conhecer a cultura da organização e não se limitar ao que é pedido são apenas algumas recomendações básicas. Para começar bem, desde cedo, é vital lembrar que o boletim não se aplica na empresa. Para se sair bem, é preciso realizar o que foi proposto de maneira efetiva e eficiente. Também não há perguntas que não devem ser feitas, pois é melhor questionar os superiores sobre algo que possa parecer trivial que realizar um deslize por antecipação.
Errar também é permitido, mas assumir a responsabilidade pelos erros é essencial. Isso demonstra o caráter e a resiliência, características importantes em qualquer profissional. Outro ponto comum de reclamação é a carga de trabalho. Em vez de reclamar, por que não aproveitar para aprender o máximo que puder? Explorar setores e projetos diferentes, conversar com profissionais de outras áreas e mostrar-se disponível… quanto mais coisas fizer, mais experiência terá. Ou seja, em vez de sentir-se explorado, deve-se explorar!
E claro, pode ser que, mesmo depois de toda pesquisa, processos seletivos, entrevistas e experiências na empresa, o estágio não dê certo. Acontece. É parte desse processo entender e analisar a situação para tirar o melhor proveito dela e não repetir os mesmos erros. O ideal é ter a certeza de fazer todas as tentativas que puder antes de desistir da vaga para não se arrepender depois. Essa fase da vida é cheia de experimentações, tentativas e aprendizados que ajudam a trilhar o caminho do autoconhecimento e acumular experiências profissionais e para a vida pessoal.
 

Share:

Latest posts

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

a-boy-is-reading-a-book-a-child-is-reading-2023-11-27-04-50-03-utc1
Exposição gratuita traz livros infantis reinterpretados a biblioteca de Universidade
A exposição gratuita “Diversas leituras, múltiplas vozes” chega à Biblioteca Central da Universidade...
Saiba mais >
pregnant-woman-taking-pills-or-vitamins-standing-i-2024-02-27-17-35-04-utc
Só paracetamol? Por que é tão difícil prescrever medicamentos para gestantes
Intervenção não medicamentosa pode ser saída para mulheres grávidas lidarem melhor com episódios de dor “Grávida...
Saiba mais >
fitness-women-and-city-friends-running-in-street-2023-11-27-05-20-27-utc
Mente sã, corpo são: benefícios da corrida para equilíbrio mental
A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios...
Saiba mais >
1708725294-4501-IMG-FOTOMONTAGEM-R01 (1)
Com estrutura de lazer sofisticada, Maringá ganha novo empreendimento de alto padrão na Avenida Guedner
Seen, novo lançamento da A.Yoshii, apresenta arquitetura contemporânea em localização privilegiada Com...
Saiba mais >