Artigo: Fidelização do cliente é essencial na migração para um negócio SaaS

[flgallery id=789 /]

Por Eros Jantsch, vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS

Todas as soluções de tecnologia estão migrando para a nuvem. O movimento é tão forte que novas ferramentas já chegam ao mercado nessa modalidade. SaaS, IaaS, PaaS são siglas cada vez mais comuns ao dia a dia de profissionais do setor de TI. Diante disso, gostaria de ajudá-los a entender como migrar o seu negócio para esse novo universo.

Os clientes, no mundo digital, estão se tornando ainda mais importantes do que já eram – ou deveriam ser – no comércio tradicional. Embora essa mudança impacte todos os setores do mercado, vou focar nas implicações disso para as organizações de tecnologia e suas revendas.

Ao comercializar soluções no modelo SaaS, os enormes investimentos para aquisição de licença deixam de existir. Além de reduzir a entrada de capital no caixa da empresa, a ausência de um alto investimento de largada diminui a barreira de saída dos clientes, que podem trocar de fornecedor, com facilidade, sempre que não estiverem satisfeitos. Nesse cenário, a fidelidade do cliente se torna ainda mais importante.

Mas como conquistar a lealdade deles? O primeiro passo é ter certeza de que o cliente está realmente usando toda a capacidade do produto comercializado por você. O investimento feito para conquistar um cliente nesse novo universo é, proporcionalmente, muito maior do que no modelo anterior, o que torna a perda ainda mais cara. Portanto, se preocupe com o produto que você comercializa. Verifique se o fornecedor desenvolve novas funcionalidades conforme vão surgindo desafios de negócio aos seus clientes; se ele comercializa soluções com usabilidade; e se oferece treinamento para incentivar o uso total da ferramenta.

Essas questões se refletem no seu caixa. Quando você trabalha com tecnologias de empresas que têm essa estratégia de mercado e desenvolvem, constantemente, novas funcionalidades e soluções complementares ao produto core, além de contribuir para o aumento do seu portfólio, esses fornecedores te ajudam a reter clientes e a aumentar o ticket médio de cada um deles. Ganhos fundamentais para a sustentabilidade de uma empresa.

Por isso, ao escolher um parceiro tecnológico, avalie a qualidade das soluções oferecidas por ele, bem como sua visão de futuro. Só assim você será capaz de entregar aos seus clientes produtos que atendam a todas as necessidades deles e, ao longo do tempo, ferramentas que complementem a tecnologia usada por eles. Mas não se esqueça de atendê-los bem! Um bom atendimento ainda é o argumento mais forte na conquista do cliente e de sua fidelidade.

 

Share:

Latest posts

Iara-e-filha-Maria-Clara---Rockfeller-Cascavel
Sicredi amplia atuação com empreendedores e cresce no setor de franquias
Juliana Kaplum
Shopping Palladium Curitiba recebe a inédita Floresta Encantada nas férias escolares
Nenad Fotografia - City Center Outlet
Campanha Best Outlet Days promete três dias de descontos e experiências exclusivas no City Center Outlet Premium

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Iara-e-filha-Maria-Clara---Rockfeller-Cascavel
Sicredi amplia atuação com empreendedores e cresce no setor de franquias
Pela primeira vez na ABF Franchising Expo, instituição financeira cooperativa tem 26% do market share...
Saiba mais >
Juliana Kaplum
Shopping Palladium Curitiba recebe a inédita Floresta Encantada nas férias escolares
Espaço com tobogã, cama elástica, piscina de espumas, tirolesa e carrossel estimula a imaginação e garante...
Saiba mais >
Nenad Fotografia - City Center Outlet
Campanha Best Outlet Days promete três dias de descontos e experiências exclusivas no City Center Outlet Premium
Ofertas em lojas como Nike, Columbia, Boss e Lacoste estarão disponíveis de 27 a 29 de junho no empreendimento...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Tom Jobim inspira novo ícone residencial em Curitiba
Parceria inédita entre incorporadora GT Building e Instituto Tom Jobim traz para o Ecoville um empreendimento...
Saiba mais >