Artigo: O 13º salário está na conta. E agora?

*Por Eduardo Correa

O 13º salário é sempre bem-vindo. Porém, como tudo na vida, é importante se planejar para que o uso seja bem feito e sejam consideradas possíveis dívidas ou a necessidade de uma reserva de emergência, caso ainda não tenha constituído. Por isso, a dica é: coloque no papel os cálculos do dinheiro que entrou, contas a pagar e sonhos a realizar. Assim, fica mais fácil de se organizar.
Apesar do corre-corre de dezembro, este mês é o momento perfeito para organizar suas finanças para o próximo ano. É também a oportunidade de priorizar a educação financeira, avaliando todos os seus gastos e eliminando possíveis despesas desnecessárias ou o excesso de dívidas. Gastos comuns com alimentação, combustível, aluguel, lazer e impostos devem ser pagos com a renda mensal. Já para o 13º, a prioridade deve ser pagar aquelas dívidas com juros mais altos.
Caso não tenha uma reserva de emergência, este também pode ser o momento ideal para destinar um valor para uma poupança. É indicado ter uma reserva de emergência de, no mínimo, o valor correspondente a seis meses de seus gastos mensais. O restante pode ser destinado para seus demais objetivos, destinando ainda uma parte para a aposentadoria e outra para aquela viagem de final de ano com a família ou amigos, por exemplo.
Porém, é importante lembrar que existe um mito que consiste na ideia de que caso o investidor resgate o seu valor antes do fim do ano, ele não precisará incluir este valor na declaração de Imposto de Renda (IR). Não acredite nisso: esse tributo é retido na fonte no momento do resgate, podendo inclusive gerar uma perda maior caso a retirada seja feita, pois a alíquota de IR cobrada será maior. Além disso, todas as informações de movimentações realizadas durante todo o ano são encaminhadas pelas instituições financeiras para a Receita Federal, sendo necessário informa-las na Declaração Anual de Imposto de Renda.
Uma oportunidade interessante é destinar o 13º para um plano de previdência privada. No Sicredi – instituição cooperativa financeira com mais 3,9 milhões de associados e atuação em 22 estados e no Distrito Federal –, existem opções de previdência para todos os perfis.
Para quem realiza a declaração de IR pelo formulário completo, há o plano do tipo PGBL. Nele, contribuições realizadas durante o ano em PGBL permitem que o participante usufrua de um benefício fiscal, podendo deduzir essas contribuições da base de cálculo do IR. O limite para esta dedução é de 12% da renda bruta anual tributável e são consideradas as contribuições realizadas até o último dia útil do ano. Então, caso você ainda não tenha excedido este limite de contribuições em PGBL no ano, é uma oportunidade de pagar menos impostos ou aumentar a sua restituição.
Já para quem realiza a declaração pelo formulário simplificado, é isento ou já atingiu o limite de 12% de benefício fiscal, deve destinar o recurso para um plano de previdência privada do tipo VGBL e usufruir da mesma forma dos benefícios de uma reserva de longo prazo.
Com organização, o 13º salário pode ser benéfico tanto agora como a longo prazo. Então, mãos à obra e comece 2019 com o pé direito, inclusive nas finanças!
 
*Eduardo Correa, superintendente de Produtos e Serviços Financeiros do Banco Cooperativo Sicredi

Share:

Latest posts

Crédito: Bruna Zembuski
Balloon Experience chega ao Palladium Curitiba
Divulgação
Valmet participa da 5.ª edição da Lignum Latin America com novidades para a cadeia produtiva da madeira
foto site cp (11)
Parque tecnológico no interior do Paraná ganha colégio inspirado em modelo da Finlândia

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Crédito: Bruna Zembuski
Balloon Experience chega ao Palladium Curitiba
Febre na Europa, ambiente colorido e iluminado com mais de 130 mil bolhas promete uma experiência única...
Saiba mais >
Divulgação
Valmet participa da 5.ª edição da Lignum Latin America com novidades para a cadeia produtiva da madeira
Soluções inovadoras em processamento de madeira para indústrias de celulose, papel, painéis e energia...
Saiba mais >
foto site cp (11)
Parque tecnológico no interior do Paraná ganha colégio inspirado em modelo da Finlândia
Espaço onde colégio será instalado já conta com campi de universidades federais, indústrias e áreas de...
Saiba mais >
WhatsApp-Image-2024-09-12-at-12.01
Remédio da alma: musicoterapia passa a fazer parte de "prescrição" médica em hospitais e piano ganha espaço nos corredores
Pacientes que experimentam sinergia entre música e saúde relatam 48% menos dores, aponta estudo da UFPR;...
Saiba mais >