Artigo: O Futebol e a Tecnologia. A Emoção Versus a Razão.

Por Mauro Marturelli Jr., professor de Futebol do Curso de Educação Física da Universidade Positivo

No Futebol, após cada evento ou rodada, é de senso comum, frequentes e muitas vezes, exaltadas discussões: o jogador estava impedido? Foi penalti? A bola entrou ou não? Esses questionamentos são bem conhecidos pelos apreciadores deste esporte tão popular.
É inevitável questionarmos, no processo evolutivo do futebol, o uso de recursos tecnológicos, pois sua prática envolve emoções, atingindo todas as classes sociais, além de grandes investimentos financeiros. Portanto, o uso da tecnologia nos esportes para esclarecer lances duvidosos, já comum em outras modalidades como tênis, voleibol entre outras, vem à mídia novamente, discutindo-se sua possível aplicabilidade no futebol.
A FIFA, sabedora do sucesso secular do futebol no mundo, é reticente em alterar suas regras, o que justifica-se por outro chavão: “em time que está vencendo não se mexe”. A regra é clara, porém, sua interpretação, nem sempre. Muitos defendem a ideia que as polêmicas ocasionadas pelos erros de arbitragem, mesmo provocando injustiças, contribuem para a popularidade do jogo, pois estes fatos tornam-se motivos de incansáveis discussões entre dirigentes, atletas, torcedores e nos mais diversos meios de comunicação, elevando a discussão do jogo muito além dos 90 minutos.
Outra justificativa que traz obstáculos à introdução tecnológica seria a dificuldade de padronização em todos os âmbitos, pelo custo a ser envolvido. Essa ideia é rebatida pelos defensores da aplicabilidade da tecnologia, que propõem que sua prática aconteça apenas em campeonatos seletivos.
No fim do ano, a CBF encaminhou à IFAB (International Football Association Board), órgão da FIFA que regulamenta as regras do futebol, um projeto considerando a solicitação dos clubes brasileiros. A ideia é solicitar a aprovação do uso de imagens da TV para auxiliar os árbitros já na série A do Campeonato Brasileiro. A proposta é a criação do Árbitro de Vídeo (AV), que terá a função de corrigir erros técnicos e disciplinares claros e indiscutíveis que possam interferir no resultado de uma partida, obedecendo ao princípio de não interrupção do jogo (mínima interferência). Este árbitro atuaria com base em imagem televisiva simultânea e com possibilidade de replay imediato. A comunicação com os árbitros de campo seria feita através de ponto eletrônico.
Vemos como inevitável o processo evolutivo em todos os aspectos da vida. Portanto, o uso de recursos tecnológicos nas mais diversas áreas humanas é fato e certamente crescerá no futebol, como já vem acontecendo, seja na comunicação entre árbitro e auxiliares através de rádio, do uso do chip na bola (como já testado em torneios mundiais), no monitoramento por câmeras que punem atletas, árbitros e até torcedores por atitudes inadequadas. Podemos citar ainda os diversos recursos aplicados nos clubes para o processo de treinamento e acompanhamento da performance de seus atletas. Todas essas experiências apresentam resultados positivos.
Somos a favor da emoção deste esporte maravilhoso, no qual o ser humano erra. Porém, não podemos continuar convivendo com injustiças irreparáveis. Que o Brasil tome a liderança neste processo evolutivo e sirva de exemplo positivo para o mundo do futebol.
 

Share:

Latest posts

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas

Sign up for our newsletter

Acompanhe nossas redes

related articles

Divulgação
Eric Martin e Jeff Scott Soto trazem Double Trouble Tour para capital paranaense em celebração aos 10 anos do Hard Rock Cafe Curitiba
Artistas se apresentam no dia 17 de maio com show comemorativo Dois ícones do rock mundial, Eric Martin...
Saiba mais >
Divulgação GT Building
Peso dos nomes: mercado de luxo investe em personalidades e grifes para valorizar imóveis
Incorporadoras inovam ao associar empreendimentos a nomes consagrados: GT Building anuncia projetos em...
Saiba mais >
Divulgação
Shopping Palladium celebra 17 anos com programação especial e atrações gratuitas
Atividades ocorrem de 8 a 10 de maio e incluem música ao vivo e oficinas para toda a família Para comemorar...
Saiba mais >
FEIRA-1
Soluções para futuro das cidades serão discutidas no 40° Congresso Mineiro de Municípios
Helper Tecnologia será uma das empresas participantes, demonstrando inovação com seus totens de segurança Nos...
Saiba mais >